Ementa:
O curso abordará o processo de construção de uma biografia do artista e muralista mexicano Diego Rivera. Será realizada uma discussão teórico-metodológica que situa o contexto mais amplo das relações políticas na América Latina e principalmente entre o México e os Estados Unidos, bem como a influência dessas relações na produção artística nacional e transnacional de Diego Rivera. Um objetivo central é o de examinar a intersecção da arte e da política como um esforço interdisciplinar e transamericano. As diferentes unidades do curso oferecem perspectivas teóricas e metodológicas e estudos de caso comparativos das Américas, em diferentes períodos. O curso será oferecido ao longo de 5 encontros.
Unidade I: Metodologias para "historicizar a arte". Em outras palavras, como "fazer" história usando a arte como fonte primária, considerando as obras de arte como "artefactos", ou seja, tanto como portas de entrada para um determinado momento no passado, como "discurso" sobre o passado, ou seja, arte que participa em debates historiográficos no momento da sua produção e no presente. Unidade II: Criação artística colectiva, trabalho e participação política no México pós-revolucionário. III Unidade: Pintar a Nação/Pintar a Revolução: Os murais de Diego Rivera no México e nos Estados Unidos. IV Unidade: Arte, intelectuais e Guerra Fria na América Latina: Diego Rivera (& Pablo Neruda e Jorge Amado). Unidade V: Reinventando a revolução / muros reais e virtuais: Cuba / Nicarágua e México 2006 (movimento APPO) e a revolta juvenil do Chile em 2019 através da lente do graffiti de protesto. VI Unidade: Projetos preliminares e comparativos dos alunos sobre o Brasil e a arte política nas Américas, com base nos interesses e projetos atuais dos alunos ou através da exploração preliminar do Arquivo Edgard Leuenroth/ IFCH.
Bibliografia:
Craven, David. Art and Revolution in Latin America, 1910-1990. 2nd ed. Yale University Press, 2006.
Gordon-Zolov, Terri, and Eric Zolov. The Walls of Santiago: Social Revolution and Political Aesthetics in Contemporary Chile. 1st edition. New York: Berghahn Books, 2022.
Lear, John. “Diego Rivera Paints the Proletariat,” and “The Red Squares of Manhattan” in James Oles, Diego Rivera’s America. Univ of California Press, 2022.
Lear, John. Picturing the Proletariat: Artists and Labor in Revolutionary Mexico, 1908–1940. Reprint edition. Austin: University of Texas Press, 2017.
Lee, Anthony W. Painting on the Left: Diego Rivera, Radical Politics, and San Francisco’s Public Murals. Berkeley: University of California Press, 1999.
Nevaer, Louis. Protest Graffiti Mexico: Oaxaca. Mark Batty Publisher, 2009
Paquette, Catha. At the Crossroads: Diego Rivera and his Patrons at MoMA, Rockefeller Center, and the Palace of Fine Arts. Austin: University of Texas Press, 2017.
Rosenthal, Mark. Diego Rivera and Frida Kahlo in Detroit. Detroit Institute of the Arts, 2015. Rivera, Diego, and Gladys March. My Art, My Life: An Autobiography. Revised edition. New York: Dover Publications, 1992.
Wolfe, Bertram. Diego Rivera: His Life and Times. Alfred A. Knopf, 1939.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 2
Número de alunos matriculados: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Eventual
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.