Ementa:
Estudo dos diferentes modelos e conceitos de políticas linguística e educacional em contextos de segunda língua e de língua estrangeira, e análise crítica dos efeitos de sua implementação. Discussão e análise de políticas de implementação do português como segunda língua/língua estrangeira em contextos diversos de ensino-aprendizagem demandados pelos processos de internacionalização e de seus impactos sociais e educacionais.
Bibliografia:
Bibliografia básica
ABREU & LIMA, D.; FINARDI, K. Políticas linguísticas para internacionalização e o papel do programa idiomas sem fronteiras. In: FINARDI, K.; SCHERRE, M.; VIDON, L. (Orgs.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019. p. 13-28.
BIZON. A. C. C. Narrando o Exame Celpe-Bras e o Convênio Pec-G: A Construção de Territorialidades em Tempos de Internacionalização. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
BIZON, A. C. C.; FRAZATTO, B. E. Sewing Narratives: Engaging in Lessons Toward Another Internationalization. D.E.L.T.A.: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 38, p. 1-27, 2022.
CARVALHO, S.; SCHLATTER, M. Ações de difusão internacional da língua portuguesa. Cadernos do IL, n. 42, p. 260-284, jun. 2011.
DINIZ, L. R. A. Para além das fronteiras: a política linguística brasileira de promoção internacional do português. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
FINARDI, K. Línguas adicionais na formação e internacionalização da educação no Brasil contemporâneo: o papel das políticas linguísticas, metodologias e tecnologias. In: FINARDI, K. R. (Org.). A pesquisa em educação e linguagens: perspectivas em diálogo. Campinas: Pontes, 2018. p. 105-128.
GARCÍA, O.; ALVIS, J. The Decoloniality of Language and Translanguaging: Latinx Knowledge-Production. Journal of Postcolonial Linguistics, 1, p. 26-40, 2019.
ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; HASHIGUTI, S. T. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, v. 29, n. 53, p. 149-177, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14865. Acesso em: 7 mar. 2024.
Bibliografia adicional
LEE, J. W. The Politics of Translingualism: After Englishes. Nova York: Routledge, 2017.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Strategic Complicity in Neoliberal Educational Internationalization: The Case of the Production of Entrepreneurial Subjects in Ciências sem Fronteiras. In: MACIEL, R. F. et al. (Orgs.). Linguística Aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes, 2018. p. 205-216.
OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 52, v. 2, p. 409-433, 2013.
SEVERO, C. Política(s) linguística(s) e questões de poder, Alfa, n. 57, v. 2, p. 451-473, 2013.
SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. L. Expanding and Elaborating the Concept of Academic Capitalism. Organization Overviews, n. 8, v. 2, p. 154-161, 2015.
SZUNDY, P. T. C. The Commodification of English in Brazilian Public Universities: Language Ideologies Entextualized in the Scope of the Program English Without Borders. Revista da Anpoll, n. 40, p. 101-114, jan./jun. 2016.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 5
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
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