Ementa:
A educação física escolar e o aluno com deficiência. Estudo do capacitismo e o sistema educacional brasileiro. Estudo da inclusão nas aulas de Educação Física. A Educação Física escolar como conteúdo curricular inclusivo. Reflexão sobre os avanços científicos neste campo e sua aplicabilidade prática na escola.
Bibliografia:
BÁSICA
Barnes, C. (2020). Understanding the social model of disability: Past, present and future. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge: 14-31.
Evans, J. (2004). "Making a difference? Education and ‘ability’ in physical education." Euroean Physical Education Review 10(1): 95-108.
Fitzgerald, H. and D. Kirk (2009). Physical Education as a normalizing practice: Is there a space for disability sport? Disability and Youth Sport. H. Fitzgerald. London, Routledge: 91-105.
Lieberman, L. J. and C. Huston-Wilson (2018). Strategies for Inclusion: Physical education for everyone. Champaign, IL, Human Kinetics.
Mendes, E. G. (2010). "Breve Histórico da Educação Especial no Brasil." Revista Educación y Pedagogia 22(57): 93-109.
COMPLEMENTAR
Alves, M. L. T., et al. (2021). "The invisible student in physical education classes: voices from Deaf and hard of hearing students on inclusion." International Journal of Inclusive Education: 1-16.
Qvortrup, A. and L. Qvortrup (2018). "Inclusion: Dimensions of inclusion in education." International Journal of Inclusive Education 22(7): 803-817.
Rekaa, H., et al. (2018). "Inclusion in physical education: Teacher attitudes and students experiences. A systematic review." International Journal of Disability Development and Education: 1-20.
Smith, B. and A. C. Sparkes (2020). Disability, sport and physical activity. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge 391-403.
Watson, N. and S. Vehmas (2020). Disability Studies: Into the multidisciplinary future. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge 3-13.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 5
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |