IA018 - Avanços no Blockchain para Monitoramento Cadeia Suprimentos Baterias C. Baterias - 2S/2023 Imprimir

O uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), processamento de dados e blockchain têm permitido às empresas atender seus clientes com melhor qualidade, eficiência, confiabilidade e no menor tempo possível. A crescente adoção de veículos elétricos no mercado aumentou a demanda por baterias que podem ter vários fabricantes. A expectativa de vida é afetada na fabricação, mas também nas condições operacionais. Um grande número de parâmetros tem um papel na saúde da bateria e milhares de dados precisam ser avaliados e combinados. O presente trabalho investiga o cenário da indústria de baterias a fim de implementar uma plataforma baseada em blockchain para a implementação da cadeia de suprimentos permitindo assim um melhor controle sobre o desempenho das baterias e o impacto ambiental. Para atingir esse objetivo, os autores realizaram uma revisão sistemática com as seguintes etapas: identificação dos estudos relevantes, avaliação e resumo dos estudos semelhantes, comparação e extração dos dados dos artigos. A principal motivação deste trabalho é o uso da literatura para justificar o uso da tecnologia blockchain para rastrear baterias e identificar os principais desafios nos mercados relacionados que podem ser abordados por essa tecnologia. Os resultados desta revisão sistemática mostram que o desenvolvimento de uma plataforma baseada em blockchain para rastreamento de baterias permitirá maior transparência em toda a cadeia de suprimentos: produção, reutilização, reciclagem, descarte. Transparência e rastreabilidade evitam mercados clandestinos, uso indevido e liberação de poluentes. Abordar esses tópicos possibilita a implementação bem-sucedida de veículos elétricos no mercado. – Aqui pretendemos estudar tudo acima com foco em 1) Segundo uso e Reutilização de baterias de íon-lítio; 2) Blockchain; 3) Veículos elétricos e 4) Cadeia de suprimentos brasileira.

Bibliografia:

[1] 2022 - Blockchain review for battery supply chain monitoring and battery trading CAR Júnior, ER Sanseverino, P Gallo, D Koch, HG Schweiger, H Zanin Renewable and Sustainable Energy Reviews 157, 112078

Ano de Catálogo: 2023

Idioma de oferecimento: Português