Ementa:
Investiga os conceitos das neurociências cognitiva e comportamental aplicados ao projeto e ao ensino de arquitetura, a partir dos estudos sobre o pensamento complexo. Neste sentido, aprofunda-se em pesquisas que evidenciam as articulações transdisciplinares entre arquitetura-neurociência e arquitetura-neuroeducação.
Bibliografia:
Bibliografia Básica
DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos, Ed. Companhia das Letras, São paulo, 2004
DEWEY, John. Democracia e educação: Introdução à filosofia da educação, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1959
ELLARD, Colin. A alma dos Lugares: Como a paisagem e o ambiente alteram o nosso comportamento e as nossas decisões. Ed. Contraponto. Lisboa. 2019.
MORA, F. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. 1. ed. Madrid: Allianza, 2013.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005
Bibliografia Complementar
COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor, B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 1 ed. São Paulo: Companhia da Letras, 2012.
DEMO, Pedro. Educação pela pesquisa, Editora Autores Associados, Campinas, 2011
DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
FERREIRA, Claudio Lima. O ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil - Formando profissionais reflexivos, criativos e colaborativos, Novas Edições Acadêmicas, Saarbruchen - Alemanha, 2016
GLEIK, J. Caõs: criação de uma nova ciência. Campus, Rio de Janeiro, 1989
LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.
MASSON ,Steve. Activer ses neurones: por mieux apprendre et enseigner – les 7 principes neuroéducatifs. EdOdile Jacob. Canadá. 2020.
MATURANA, H. Emoções e Linguagem na Educação e na política. UFMG, Belo Horizonte, 1998
MORIN, E.; MOIGNE, J. L. Le. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.
MORIN, E. La tête bien faite. Repenser la réforme - Réformer la pensée. Collection “L ́Histoire Immediate”. Paris: Éditions du Seuil, 1999.
______O método 6 - Ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
______Estrelas: Mito e Sedução no Cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
______O Método 3: o Conhecimento do Conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
______Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
______A Religação dos Saberes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
______Cultura de Massas no Século XX: Necrose. vol. 2. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
______Cultura de Massas no Século XX: Necrose. vol. 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
______X da Questão: o Sujeito à Flor da Pele. Porto Alegre: Artmed, 2003
______O Método 2: a Vida da Vida. Porto Alegre: Sulina, 2002.
______O Desafio do Século XXI: Religar os Conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
______Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
______Reformar o Pensamento. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
______As duas globalizações – Complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente.
PALLASMAA, Juhani. A imagem corporificada: imaginaçãoo e imaginário na arquitetura. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2013
RANCIÈRI, J. O mestre Ignorante - Cinco lições sobre a emancipação intelectual, Belo Horizonte, 2012
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo - um novo design para o ensino e a aprendizagem, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2000
TOKUHAMA-ESPINOSA, T. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). United State: Capella University, 2008.
ZUANON, R.; OLIVEIRA, M.R.S.; FERREIRA, C.L.; MONTEIRO, E.Z. Memória, emoções e sentimentos: impactos na percepção espacial e afetiva da área urbana central de Campinas. DATJournal Design Art and Technology, v. 5, p. 04-21, 2020.
ZUANON, R.; OLIVEIRA, M.R.S.; GALLO, H.; FERREIRA, C.L. Drawing Memories: intersections between the sites of memory and the memories of places. Lecture Notes in Computer Science, v. 10917, p. 375-391, 2018.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 10
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - CA11 | |||||
10:00 | A - CA11 | |||||
11:00 | A - CA11 | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |