Ementa:
A disciplina apresenta alguns/as pensadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que vem recentemente construindo uma Sociologia da Infância que considera a criança como sujeitos de direitos, capaz de estabelecer múltiplas relações, capaz de iniciativas para construírem a própria identidade moral, social e cultural: criadora e criatura da história e da cultura. Analisa as relações adulto-criança e criança-criança (principalmente na abordagem de gênero, de classe social e idade) nos mais diferentes ambientes identificando o papel da infância na construção da realidade social nas atuais modificações da gestão do tempo cotidiano. Pretende fazer levantamento crítico dos estudos e das pesquisas, enfim, da produção nacional em Sociologia da Infância: conceitos e metodologias.
Bibliografia:
ALVIM, M.Rosilene B. e VALLADARES, Lucia P.Infância e sociedade n o Brasil: um análise da literatura.BIB de ciências sociais, n.26,1988
-ARIÈS, Philippe. La infância (verbete enciclopédia Einaudi). Revista de Educacion, Madrid:281 (historia de la infancia y de la juventud), p.5-18, 1986.
-Cadernos de Pesquisa n.31, Crianças, 1979.
-CHAMBOREDON, Jean C. e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”:definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola materna.Cadernos de pesquisa,SP: 59, p.32-56, 1986.
-COHN,Clarice. Antropologia da criança.RJ: Jorge Zahar , 2005.
-CORSARO. William. Le culture dei bambini. Bologna: Il Mulino, 2003. (tem emportugues pela editora Artmed
-DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter e PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
-DELGADO, Ana Cristina C. e Muller, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa,n.125,2005.
-DEMARTINI,Zeila, FARIA, Ana Lúcia G., PRADO,Patrcia D.Por uma cultura da infância- metodologia de pesquisa com crianças.Campinas: Autores Associados,3ª edição
-Educação e Sociedade. Campinas: n.91, 2005. dossiê “Sociologia da infância”
-Educação, sociedades, culturas. Portugal: n.17, 2002 (número temático em sociologia da infância)
-FARIA, Ana Lúcia G. Infância, educação e classe operária.IN Educação pré-escolar e cultura.SP:Cortez e ed. da unicamp , 2ª ed., 2002, p.55-100.
----------- (org). Infância e educação: as meninas.Cadernos Cedes. Campinas: n.56, 2002.
-FERNANDES, Florestan. As trocinhas do Bom Retiro IN Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis:Vozes, 1979. (novissima edição pela editora 2 cidades)
FARIA,Ana Lúcia G. E FINCO, Daneila SOCIOLOGIA DA INFANICA NO BRASIL .Campinas: Autores Associados, 2011
-FREITAS, Marcos Cezar. Apresentação: Para uma sociologia histórica da infância no Brasil IN Freitas, Marcos C. (org) História Social da Infância no Brasil . SP:Cortez, 1997, 3ª edição.
-GUATTARI, Felix. As creches como iniciação. IN Revoluções moleculares: pulsação política de desejo.SP: Brasiliense, 3ª ed.,1987, p.50-55.
-HENGST, Heinz e ZEIHER, Helga. Per una sociologia dell’infanzia. Milão: Franco Angeli,2000.
-MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infãncia. Pro-posições Campinas: n.63, 2010.
-MIGLIACCIO, Luciano.Representar o corpo, representar o selvagem.IN BANKS-LEITE, Luci e GALVÃO, Isabel (orgs) A educação de um selvagem- as experiências pedagógicas de Jean Itard.SP:Cortez, 2000, p.25-38.
-MONTANDON, Cleopatre. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de pesquisa. SP: n.112, p.33-60,2001.
-MULLER, Fernanda.Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis,trabalho e resistência. Educação e Sociedade. n.95,2006.
-PLAISANCE, Eric.Para uma sociologia da pequena infância.Educação e sociedade. Campinas: n.86, p.219-242, 2004.
-QUINTEIRO, Jucirema.Infância e educação no Brasil:um campo de estudo em construção. IN FARIA, Ana Lúcia G., DEMARTINI, Zeila e PRADO, Patricia (orgs) Por uma cultura da infância- metodologias de pesquisa com criança. Campinas: Autores associados, junho de 2002.
----------Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. Tese de doutorado. FE-Unicamp. 2000.
---------- Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate.Perspectiva: Florianópolis, v.20, especial, p.137-163,2002.
----------Infância e educação na Sociologia: questões emergentes.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |