Ementa:
Estudo da produção historiográfica sobre a História do Brasil, especialmente dos estudos que tratam sobre a educação brasileira, explicitando as filiações metodológicas e teóricas dos diferentes discursos construídos na História da Educação.
Bibliografia:
ALONSO, Angela. Idéias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
ALVES, Gilberto Luiz. A educação brasileira no período manufatureiro. Ensaio, nº 14, p. 191-201, 1985.
AVELLAR, Hélio de Alcantara. Administração educacional. In.: ______. Administração pombalina. Brasília: Editora da UnB; FUNCEP, 1983, p. 161-189.
BANHA DE ANDRADE, Antonio Alberto. A reforma pombalina dos estudos secundários no Brasil. São Paulo: Saraiva/Edusp, 1978.
BRANDÃO, Zaia. A intelligentsia educacional. Um percurso com Paschoal Lemme: por entre as memórias e as histórias da escola nova no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.
BURKE, Peter. Um novo paradigma? In.:______. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005, p. 68-98.
CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy. As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e práticas das aulas régias no Rio de Janeiro, 1759-1834. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
CARVALHO, Laerte Ramos de. A educação brasileira e a sua periodização. Revista Brasileira de História da Educação, nº 2, p. 137-152.
CARVALHO, Laerte. A reforma dos estudos menores e a defesa do regalismo. In. ______. As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Edusp; Saraiva, 1978, p. 59-97.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A educação na encruzilhada, que encruzilhada? In. ______. Molde nacional e fôrma cívica. Bragança Paulista: EDUSF, 1998, p. 17-52.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CATANI, Denice Barbara. Estudos de história da profissão docente. In.: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 585-599.
CATANI, Denice. Educadores à meia luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo (1902-1919). Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
CUBAN, Larry. Como os professores ensinavam: 1890-1980. Teoria & Educação, nº 6, p. 115-127, 1992.
CURY, Roberto Jamil. Cidadania republicana e educação: governo provisório do Marechal Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de et. al. Acultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, v. 30, nº 01, p. 139-160, jan/abr 2004.
FONSECA, Thais Nivea de Lima e. História da Educação e História Cultural. In.: ______; VEIGA, Cynthia Greive (org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 49-76.
FONSECA, Thais Nívea de Lima e. Trilhando caminhos, buscando fronteiras: Sérgio Buarque de Holanda e a história da Educação no Brasil. In.: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 187-204.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In.: ______. Vigiar e punir. Petrópolis; Vozes, 1987, p. 117-142.
GONDRA, José Gonçalves (org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
GONDRA, José Gonçalves. Paul-Michel Foucault: uma caixa de ferramentas para a história da educação? In.: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 285-309.
HILSDORF, Maria Lucia. A série Ofícios Diversos do Arquivo do Estado de S. Paulo como fonte para a História da Educação Brasileira. In.: VIDAL, Diana; SOUZA, Maria Cecília Cortez (org.) A memória e a sombra: a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 13-20.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Pa
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |