Unicamp Diretoria Acadêmica

IR040 - Psicanálise Saúde Mental na Universidade : P. V. ,. E. S. P. e. T. Sombrios - 2S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

- O lugar da Universidade na sociedade brasileira em uma perspectiva histórica e crítica

- A dimensão sociopolítica do sofrimento psíquico e o mal-estar na vida acadêmica: produtivismo, neoliberalismo e extremismos

- Mal-estar na Universidade: efeitos da demonização da universidade pública, da ciência e da pesquisa

- Apresentação e discussão de dados relativos à saúde mental de discentes e docentes das universidades participantes

- Conversando com o poder público: como traçar políticas educacionais de bem-estar para a Universidade? Discussão de caminhos através da presença de gestores

- Políticas de ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras e seus efeitos

- Estratégias de intervenções coletivas e individuais no campo da saúde mental na Universidade: a escuta de discentes e docentes 

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COUTINHO, L. G.; PISETTA, M. A. Os jovens e seus impasses no laço à universidade: intervenção clínicopolítica em tempos de pandemia. Estilos da Clínica, v.26, p.219 - 232, 2021. DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Exalar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016. MAIA, H. Neoliberalismo e Sofrimento Psíquico: O Mal-Estar nas Universidades. Recife: Ruptura, 2022. ROSA, M. D. A Clínica Psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2a edição. 2016. STRZYKALSKI, S.; GURSKI, R. Adolescência e lampejos: a construção de políticas de “sobrevivência”; Estilos da Clínica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 21-34, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/167288. Acesso em: 14 mar. 2023.

BIBLIOGRAFIA GERAL

ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. Tradução de Wolfgang Leo Maar p. 119-138, 2003. ALBERTI, S. O adolescente e o outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES - 2018. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wpcontent/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-dasIFES-2018.pdf ANDIFES. Andifes debate saúde nas universidades federais, 2022. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=94640 ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação. São Paulo, Ed. Moderna, 1989.

BARROS, J. D. O conceito de alienação no jovem Marx. Tempo Social, [S. I.], v. 23,n. 1, p. 223-245, 2012. BESSET, V. L; CASTRO, L. R. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2008, v. , p. 9-12. BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: A psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 17ª edição, 2019. BORTOLANZA, Juarez. Trajetória do Ensino Superior Brasileiro: uma busca da origem até a atualidade. Florianópolis: Repositório Institucional UFSC, 2017. CARNEIRO, S. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Tese (doutorado) em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005 CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude. Rio de Janeiro: Nau, 2008. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. COUTINHO, L. G. Ocupa Escola: tratamento aos impasses da adolescência no laço social? Estilos da Clínica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 63-76, 2020. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v25i1p63-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/167622. Acesso em: 14 mar. 2023. COUTINHO, L. G.; PISETTA, M. A. Os jovens e seus impasses no laço à universidade: intervenção clínicopolítica em tempos de pandemia. Estilos da Clínica, v.26, p.219 - 232, 2021. CUNHA, Celio; SOUZA, José Vieira; Silva, Maria Abádia. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados/Brasília: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014). DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Exalar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016. DARDOT, P.; GUÉGUEN, H.; LAVAL, C.; SAUVÊTRE, P. A Escolha da Guerra Civil: Uma Outra História do Neoliberalismo. São Paulo: Elefante, 2021. FÁVERO, M. DE L. DE A.. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, n. Educ. rev., 2006 (28), p. 17–36, jul. 2006. FERES JÚNIOR, J.; CAMPOS, L.A.; DAFLON, V. T.; VENTURINI, A.C. Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018. Sociedade e política collection. ISBN:978-65-990364-7-7. https://doi.org/10.7476/9786599036477. FREUD, S. O mal-estar na civilização (1930 [1929]). In O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (1927-1931). D

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 40

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Eventual

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Roselene Ricachenevsky Gurski

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: