Unicamp Diretoria Acadêmica

CT263 - Instrumentos de Política e Gestão: Avaliação de Resultados e Impactos - 1S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

O curso tem como objetivo ampliar a formação acadêmica e prática no campo do planejamento e gestão da pesquisa, inovação e ensino superior, com foco na avaliação de resultados e impactos de políticas, programas, projetos e instituições. Os alunos serão envolvidos com conceitos fundamentais da avaliação (ciclo de políticas, teoria da mudança, causalidade, atribuição, entre outros), desenho e métodos de avaliação e estratégias de coleta e análise de dados. Complementarmente, serão discutidos os usos da avaliação e os conceitos de meta-avaliação e meta-análise.

Bibliografia:

Gertler, P. J.; Martinez, S.; Premand, P.; Rawlings, L. B.; Vermeersch, C. M. J. (2016). Impact Evaluation in Practice. The World Bank: Washington.

Leeuwe, F.; Vaessen, J. (2009). Impact Evaluations and Development:  NONIE Guidance on Impact Evaluation. Working Paper 57490.  Washington D.C.: The World Bank.

Edler, J. et al. (2012). The practice of evaluation in innovation policy in Europe. Research Evaluation, 21, 167–182.

UN Global Pulse (2016). ‘Integrating Big Data into the Monitoring and Evaluation of Development Programmes. New York: United Nations. p. 1-70.

Silva, R. R.; Joppert, M. P.; Gasparini, M. F. V. (org.) Diretrizes para a prática de avaliação no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2020.

Research, Technology and Development Evaluation Topical Interest Group of the American Evaluation Association (2015). Evaluating Outcomes of Publicly-Funded Research, Technology and Development Programs: Recommendations for Improving Current Practice, Version 1.0.

Bamberger, M. (2015) Innovations in the use of mixed methods in real-world evaluation, Journal of Development Effectiveness, 7:3, 317-326.

Mertens, D. M., & Hesse-Biber, S. (2013). Mixed methods and credibility of evidence in evaluation. In D. M. Mertens & S. Hesse-Biber (Eds.), Mixed methods and credibility of evidence in evaluation. New Directions for Evaluation, 138, 5–13.

TECHNOPOLIS GROUP & MIOIR (2012). Evaluating science-industry co-operation. In: Evaluation of Innovation Activities. Guidance on methods and practices. Study funded by the European Commission, Directorate for Regional Policy. Brussels: European Commission. p.13-19.

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 12

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Adriana Bin
  • Ana Maria Alves Carneiro Da Silva
  • Sergio Luiz Monteiro Salles Filho

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: