Ementa:
A Comunidade de Aprendizagem problematiza as questões em torno das relações entre cinema e escola dentro do campo mais amplo das relações entre cinema e educação. Os conceitos de comunidade e comum, aprendizagem, espectadores e produtores, cinema e vídeo, assim como outros conceitos serão mobilizados para pensar as experimentações com cinema na escola, as potências do cinema contemporâneo para a escola e os percursos de contaminação em que os profissionais e os estudantes da educação básica e os profissionais e estudantes da universidade se enredam em um processo de formação partilhada.
Bibliografia:
Referências básicas:
BERGALA, Alain. Hipótese-Cinema - pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008, pp. 113-125.
DELIGNY, F. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
FRESQUET, A. (org.). Cinema e Educação: a lei 13.006 - reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto, Universo Produções, 2015.
GONÇALVES, Osmar. Narrativas Sensoriais. 1§ ed. - Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014, pp. 9-25.
GUIMARÃES, C. O que é uma comunidade de cinema? Revista EcoPós. v. 18, n. 1. 2015. p. 44-56.
MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e m afuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015, pp. 33-73.
RANCIÈRE, J. O Espectador Emancipado. Lisboa, Orfeu Negro, outubro, 2015.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
Referências Complementares:
CARRIÈRE, J-C A linguagem secreta do cinem a. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2006.
DELEUZE, G. A Imagem-tempo. Lisboa: Assírio & Alvin, 2016.
FERNÁNDEZ-SAVANER, Amador. Dar a ver, dar que pensar - contra o domínio do automático. Revista Punkto, #22, (Ainda) os Coletes Amarelos, Inverno, 2019.
GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
GONTIJO, Rodrigo. Filmes em atos performáticos: do Cinema Expandido ao Live Cinema. In TEIXEIRA, F.E. O ensaio no cinema - formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contem porânea. São Paulo: Hucitec, 2015, pp. 144-161.
LINS, C. e MESQUITA, C. Filmar o real: Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2008.
MASSCHELEIN, J.; SIMON, M. Em defesa da escola. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2017.
MENOTTI, Gabriel. Através da sala escura: espaços de exibição cinematográfica e Vjing. São aulo: Intermeios, ES: Prefeitura Municipal de Vitória, 2012.
MIGLIORIN, C. A pedaeoeia do dispositivo. In: XXII Encontro SOCINE - 50 Anos de maio de 98, 22°, 2018, Goiânia/GO. Anais digitais XXII Encontro SOCINE - Resumos expandidos: SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2018, s/p.
MIGLIORIN, C. Cinema e clínica: notas com uma p rática.METAMORFOSE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 4, p. 30-46, 2020._____
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 21
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |