Unicamp Diretoria Acadêmica

ED314 - História da Educação Brasileira - 1S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo da gênese e do desenvolvimento da educação brasileira, do período colonial à contemporaneidade.

Bibliografia:

ANDERY, Maria Amália /et al./ Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1999, 9 – 15 (Introdução).

BUFFA, Ester. Contribuição da História para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. In: Em Aberto, Brasília: INEP, v. 9, n. 47, jul/set. 1990, p. 13 – 19.

NÓVOA, Antonio. “Apresentação”. In: CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 11 – 15.

SAVIANI, Dermeval. O debate teórico-metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D., LOMBARDI, J. C., SANFELICE, J. L. (Orgs.). História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998, p. 7 – 15.

HOBSBAWM, Eric J..  A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pp. 87-125 (Cap. 3 - A era dos impérios).

ALVES, G. L.. Os câmbios sociais e as funções da escola pública. In: ________. As funções da escola pública contemporânea. Campo Grande: UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001, pp. 187-222.

SINGER, Paul. O Brasil no Contexto do capitalismo internacional: 1889-1930. In: FAUSTO, Bóris. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira - Tomo III: O Brasil Republicano - 1o. Volume: Estrutura de poder e economia (1989-1930). São Paulo: DIFEL, 1985, pp. 345-390.

GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação. SP: Cortez, 1990, p. 15-35 – Cap. I: A Primeira República.

JACOMELI, Mara R. M.; XAVIER, Maria E. S. P. A consolidação do liberalismo e a construção da ideologia educacional liberal no Brasil. In: LOMBARDI, J. C. (Org.) Temas de pesquisa em educação.  Campinas/SP: Autores Associados; Caçador/SC: HISTEDBR, 2003, p. 195 – 208.

RIBEIRO, M.L.S.. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 15a. ed. rev. e ampl. - Campinas: Autores Associados, 1998, p. 69-102.

SOUZA, Rosa Fátima de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, Dermeval (et al.). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2004, p. 109 – 161.

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Editora da USP, Imprensa Oficial do Estado, 2001, cap. 4, p. 185 – 217.

GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação... p. 39-78 – Cap. II: A Segunda República.

RIBEIRO, M.L.S.. História da Educação Brasileira..., p. 102-126 - 6o. Capítulo... 2. A fase posterior à “Revolução de 30”.

ROMANELLI, O.O.. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis: Vozes, 1984, pp. 127-141 (Cap. 4. A organização do ensino... 4.1. ao 4.3. A Reforma Francisco Campos); p. 142-152 (4.4. As lutas ideológicas...); pp. 153-169 ("4.5. As Leis orgânicas do ensino" ao 4.6....).

PAIVA, V. P.. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1973, pp. 111-130 ("3. A Revolução de 30 e a educação popular") - pp. 130-141 ("3.2. A educação popular no Estado Novo").

FAUSTO, Bóris. História concisa do Brasil. São Paulo: Editora da USP, Imprensa Oficial do Estado, 2001, cap. 4, p. 185 – 217.

RIBEIRO, M.L.S.. História da Educação Brasileira..., p. 127-149 – Cap. 7: “A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista...”.

GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação... p. 81-101 – Cap. III: O Estado Novo.

PAIVA, V.P.. Educação popular e educação de adultos..., pp. 130-141 ("3.2. A educação popular no Estado Novo").

ROMANELLI, O.O.. História da Educação no Brasil: 1930-1973. pp. 153-169 ("4.5. As Leis orgânicas do ensino")

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 13

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 13:00

Docentes:

  • Jose Claudinei Lombardi
  • Mara Regina Martins Jacomeli

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: