Unicamp Diretoria Acadêmica

ED104 - Economia da Educação e Planejamento - 1S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Disciplina que procura o conhecimento e compreensão das relações entre educação, economia e planejamento de nível macro. Visa, portanto desenvolver análises sobre impacto de políticas econômicas na configuração dos sistemas educacionais e a elaboração do planejamento nas suas diferentes etapas e atores. Esta abordagem remete a considerações espaciais locais quanto continentais.

Bibliografia:

Apple, Michael W. - Education and Power. ARK Paperbacks. Boston, 1985. (Há tradução em língua portuguesa).

Archer, Margaret S. – Social Origins of Educational Systems. Sage Publications. Londres, 1984.

Ball, Stephen – “Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional.” Curriculo sem Fronteiras. Vol. 6, Nº2, (Jul-Dez 2006).

Bijker, Wiebe E. et alii - The Social Construction of Technologi­cal Systems. MIT Press. Cambridge (Mass.), 1987.

Boutang, Yann Moulier – Le Capitalisme Cognitif. La Nouvelle Grande Transformation. Éditions Amsterdam. Paris, 2007.

Braverman, Harry - Trabalho e Capital Monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Ed. Zahar. Rio de Janeiro, 1975.

Carnoy, Martin (Ed.) - International Encyclopedia of Economics of Education. 2nd. ed. Nova Iorque: Elsevier, 1995.

Carnoy, Martin & Levin, Henry M. - Escola e Trabalho no Estado Capitalista. Cortez Editora. São Paulo, 1987.

Carnoy, Martin – Mondialisation et réforme de l’éducation: ce que les planificateurs doivent savoir. UNESCO-IIPE. Paris, 1999.

Coriat, Benjamin - L'Atelier et le Chronomètre. Christian Bour­geois Éd.. Paris, 1979.

Coriat, Benjamin - L'Atelier et le Robot. Christian Bourgeois Éd.. Paris, 1990.

Coriat, Benjamin - Penser à l'envers. Travail et Organisation dans l'Entreprise Japonaise. Christian Bourgeois Éd.. Paris, 1991.

Dahl, Robert - A Preface to Economic Democracy. University of California Press. Berkeley, 1985.

David, Paul A. & Foray, Dominique – “An introduction to the economy of the knowledge society”. International Social Science Journal Vol 54, Nº171, Março 2002.

Defourny, J.; Favreau, L.; Laville, J. L. (Orgs.) – Inserción y Nueva Economía Social. Valencia: CIRIEC-España, 1998.

Desroches, Henri – Histoires d’Économies Sociales. D’un tiers état aux tiers secteurs, 1791-1991. Paris: Syros, 1991.

Dosi, Giovanni - "Technological paradigms and technological tra­jectories. A suggested interpretation of the deter­minants and directions of technical change." Research Policy. Vol.11 (1982).

Engerstrom, Yrjö - Learning by Expanding. An Activity-Theoretical Approach to

Fägerlind, Ingemar & Saha, Lawrence J. - Education & National De­velopment. A Comparative Perspective. Pergamon Press. Ox­ford, 1989.

Fisher, Donald - "Boundary Work: a Model of the Relation Between Power and Knowledge". Knowledge. Creation, Diffusion and Utilization, Vol. 10, No.2 (Dezembro 1988).

Forester, John Critical Theory, Public Policy and Planning Practice. Toward a Critical Pragmatism. State University of New York Press. Albany, 1993.

Foucault, Michel - Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Ed. Vozes.          Petrópolis, 1977.

Foucault, Michel – Naissance de la biopolitique. Paris : Gallimard/Seuil, 2004.

Friedman, Milton e Rose - Liberdade de Escolher. Ed. Record, Rio de Janeiro.

Godet, Michel – “The Art of Scenarios and Strategic Planning: Tools and Pitfalls”. Technological Forecasting and Social Change, Nº 65 (2000) pp 3-22.

Gorz, André (org.) - Divisão Social do Trabalho e Modo de Produ­ção Capitalista. Publicações Escorpião. Porto, 1976.

Gorz, André - Métamorphoses du travail - quête du sens. Critique de la raison économique. Éds. Galilée. Paris, 1991.

Guichaoua, André & Goussault, Yves - Sciences sociales et développement. Armand Colin Éd. Paris, 1993.

Gramsci, Antonio - Os Intelectuais e a Or­ganização da Cultura.

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 30

Número de alunos matriculados: 22

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN
  • Sandra Fernandes Leite

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: