Ementa:
As facilidades do mundo tecnológico atual e conectado trazem desafios para o pesquisador na forma de comunicação com os pares. Essa disciplina pretende que o aluno desenvolva habilidades para facilitar sua inserção no ambiente acadêmico nacional e internacional, e que seja capaz de planejar a elaboração de uma solicitação de financiamento de pesquisa.
Serão abordados tópicos como “Acesso ao conhecimento”, “Financiamentos”, “Gestão de referências”, “Métricas individuais”, “Integridade acadêmica”, “Apoio à pesquisa”, “Visibilidade da pesquisa”, “Edição e processo de revisão em periódicos”, e “Mídias sociais na ciência”. O conteúdo será todo ministrado em inglês. A avaliação será baseada em tarefas individuais, com destaque para a elaboração de uma proposta de financiamento.
Bibliografia:
Brito LGO. Is social media really impacting urogynecology? Int Urogynecol J. fevereiro de 2021;32(2):237–8.
El Bairi K, Al Jarroudi O, Afqir S. Practical Tools and Guidelines for Young Oncologists From Resource-Limited Settings to Publish Excellence and Advance Their Career. JCO Glob Oncol. dezembro de 2021;7:1668–81.
Galipeau J, Cobey KD, Barbour V, Baskin P, Bell-Syer S, Deeks J, et al. An international survey and modified Delphi process revealed editors’ perceptions, training needs, and ratings of competency-related statements for the development of core competencies for scientific editors of biomedical journals. F1000Res. 2017;6:1634.
Grover S, Elwood AD, Patel JM, Ananth CV, Brandt JS. Altmetric and bibliometric analysis of obstetrics and gynecology research: influence of public engagement on citation potential. Am J Obstet Gynecol. 11 de março de 2022;S0002-9378(22)00184-3.
Guyer RA, Schwarze ML, Gosain A, Maggard-Gibbons M, Keswani SG, Goldstein AM. Top ten strategies to enhance grant-writing success. Surgery. dezembro de 2021;170(6):1727–31.
Hunter CJ, Goldstein AM, Locke J, Cho CS, Gosain A. Significance and innovation: cornerstones of a successful grant application. Surgery. 1o de outubro de 2021;170(4):1080–2.
Moher D, Galipeau J, Alam S, Barbour V, Bartolomeos K, Baskin P, et al. Core competencies for scientific editors of biomedical journals: consensus statement. BMC Med. 11 de setembro de 2017;15(1):167.
Sudheesh K, Duggappa DR, Nethra SS. How to write a research proposal? Indian J Anaesth. setembro de 2016;60(9):631–4.
Zachariah R, Kumar AMV, Reid AJ, Van den Bergh R, Isaakidis P, Draguez B, et al. Open access for operational research publications from low- and middle-income countries: who pays? Public Health Action. 21 de setembro de 2014;4(3):142–4.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.