Unicamp Diretoria Acadêmica

TG630 - Apoio à Pesquisa - 1S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

As facilidades do mundo tecnológico atual e conectado trazem desafios para o pesquisador na forma de comunicação com os pares. Essa disciplina pretende que o aluno desenvolva habilidades para facilitar sua inserção no ambiente acadêmico nacional e internacional, e que seja capaz de planejar a elaboração de uma solicitação de financiamento de pesquisa.

Serão abordados tópicos como “Acesso ao conhecimento”, “Financiamentos”, “Gestão de referências”, “Métricas individuais”, “Integridade acadêmica”, “Apoio à pesquisa”, “Visibilidade da pesquisa”, “Edição e processo de revisão em periódicos”, e “Mídias sociais na ciência”. O conteúdo será todo ministrado em inglês. A avaliação será baseada em tarefas individuais, com destaque para a elaboração de uma proposta de financiamento. 

 

Bibliografia:

  1. Brito LGO. Is social media really impacting urogynecology? Int Urogynecol J. fevereiro de 2021;32(2):237–8. 

  2. El Bairi K, Al Jarroudi O, Afqir S. Practical Tools and Guidelines for Young Oncologists From Resource-Limited Settings to Publish Excellence and Advance Their Career. JCO Glob Oncol. dezembro de 2021;7:1668–81. 

  3. Galipeau J, Cobey KD, Barbour V, Baskin P, Bell-Syer S, Deeks J, et al. An international survey and modified Delphi process revealed editors’ perceptions, training needs, and ratings of competency-related statements for the development of core competencies for scientific editors of biomedical journals. F1000Res. 2017;6:1634. 

  4. Grover S, Elwood AD, Patel JM, Ananth CV, Brandt JS. Altmetric and bibliometric analysis of obstetrics and gynecology research: influence of public engagement on citation potential. Am J Obstet Gynecol. 11 de março de 2022;S0002-9378(22)00184-3. 

  5. Guyer RA, Schwarze ML, Gosain A, Maggard-Gibbons M, Keswani SG, Goldstein AM. Top ten strategies to enhance grant-writing success. Surgery. dezembro de 2021;170(6):1727–31. 

  6. Hunter CJ, Goldstein AM, Locke J, Cho CS, Gosain A. Significance and innovation: cornerstones of a successful grant application. Surgery. 1o de outubro de 2021;170(4):1080–2.

  7. Moher D, Galipeau J, Alam S, Barbour V, Bartolomeos K, Baskin P, et al. Core competencies for scientific editors of biomedical journals: consensus statement. BMC Med. 11 de setembro de 2017;15(1):167. 

  8. Sudheesh K, Duggappa DR, Nethra SS. How to write a research proposal? Indian J Anaesth. setembro de 2016;60(9):631–4. 

  9. Zachariah R, Kumar AMV, Reid AJ, Van den Bergh R, Isaakidis P, Draguez B, et al. Open access for operational research publications from low- and middle-income countries: who pays? Public Health Action. 21 de setembro de 2014;4(3):142–4.

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 17

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Diama Bhadra Andrade Peixoto Do Vale
  • Jose Guilherme Cecatti
  • Luiz Gustavo Oliveira Brito
  • Maria Laura Costa Do Nascimento
  • Renato Teixeira Souza

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: