Unicamp Diretoria Acadêmica

TG620 - Construção e análise de bancos de dados I - 1S/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Objetivo geral:

Capacitar os alunos para preparação de banco de dados e realização de estatística descritiva com base em um entendimento crítico do plano de análise de um projeto de pesquisa.

Objetivos específicos:

  1. Apresentar os conceitos básicos da utilização do software “Microsoft Excel” para construção de bancos de dados.
  2. Apresentar os conceitos básicos de ferramentas de validação de dados no “Microsoft Excel” para controle de qualidade na construção de bancos de dados.
  3. Revisar conceitos de análise estatística descritiva e como realizá-la com o “Microsoft Excel”
  4. Revisar conceitos de epidemiologia e estatística com enfoque na análise crítica de projetos de pesquisa

Estratégia pedagógica:

Aulas práticas em laboratório de informática com base na problematização para estímulo da sedimentação de conhecimentos. Prática em computadores com uso do Microsoft Excel para realização de trabalhos individuais e em grupo. Estímulo ao raciocínio crítico quanto à análise estatística do seu próprio projeto de pesquisa e dos colegas de turma. 

Bibliografia:

1. Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Epidemiologia Clínica: Elementos Essenciais. Editora : Artmed; 5ª edição (6 março 2014) 2. Cox DR. Principles of Applied Statistics. Editora : Cambridge University Press; Illustrated edição (28 julho 2011) 3. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS. Designing Clinical Research. Lippincott Williams & Wilkins; Fourth edição (2 julho 2013) 4. Brembilla A, Martin B, Parmentier AL, Desmarets M, Falcoz PE, Puyraveau M, Mauny F. How to set up a database?-a five-step process. J Thorac Dis. 2018 Oct;10(Suppl 29):S3533-S3538. doi: 10.21037/jtd.2018.09.138. PMID: 30510791; PMCID: PMC6230828. 5. Schiermeier Q. Data management made simple. Nature. 2018 Mar 15;555(7696):403-405. doi: 10.1038/d41586-018-03071-1. PMID: 29542709. 6. Vetter TR. Descriptive Statistics: Reporting the Answers to the 5 Basic Questions of Who, What, Why, When, Where, and a Sixth, So What? Anesth Analg. 2017 Nov;125(5):1797-1802. doi: 10.1213/ANE.0000000000002471. PMID: 28891910. 7. Fisher MJ, Marshall AP. Understanding descriptive statistics. Aust Crit Care. 2009 May;22(2):93-7. doi: 10.1016/j.aucc.2008.11.003. Epub 2009 Jan 15. PMID: 19150245. 8. Vetter TR. Fundamentals of Research Data and Variables: The Devil Is in the Details. Anesth Analg. 2017 Oct;125(4):1375-1380. doi: 10.1213/ANE.0000000000002370. PMID: 28787341. 9. Althouse AD, Raffa GM, Kormos RL. Your Results, Explained: Clarity Provided by Row Percentages Versus Column Percentages. Ann Thorac Surg. 2016 Jan;101(1):15-7. doi: 10.1016/j.athoracsur.2015.09.015. PMID: 26694261. 10. Januszyk M, Gurtner GC. Statistics in medicine. Plast Reconstr Surg. 2011 Jan;127(1):437-444. doi: 10.1097/PRS.0b013e3181f95dd2. PMID: 21200241. 11. Krishnankutty B, Bellary S, Kumar NB, Moodahadu LS. Data management in clinical research: An overview. Indian J Pharmacol. 2012 Mar;44(2):168-72. doi: 10.4103/0253-7613.93842. PMID: 22529469; PMCID: PMC3326906.

 

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 14

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Diama Bhadra Andrade Peixoto Do Vale
  • Luiz Francisco Cintra Baccaro
  • Renato Teixeira Souza
  • Rodolfo De Carvalho Pacagnella

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

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