Ementa:
Reflexões sobre a presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora. Estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico-poético do intérprete e na proposição da cena.
Bibliografia:
BIANCALANA, Gisela Reis. Os Corpos que Dançaram suas Vozes. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.6, n.1, p.30-46, abr. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100030&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2020.
DELSARTE, François. Manuscritos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, RS, v. 2, n. 2, p. 470-478, set. 2012. ISSN 2237-2660. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/29476>. Acesso em: 11 ago. 2020.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento e o sistema Laban-Bartenieff na formação e pesquisa em artes cenicas, 2.ed. SP: Annablumme, 2006.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006.
LAZZARETI, Angelene; SPRITZER, Mirna. O corpo-voz entre. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S.l.], v. 1, n. 28, p. 221-231, jul. 2017. ISSN 2358-6958. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017221>. Acesso em: 11 ago. 2020.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: Uma outra história das músicas. 3a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017
A Bibliografia será complementada a cada período letivo pelo docente responsável pela respectiva Turma, de acordo com os tópicos abordados.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 4
Número de alunos matriculados: 13
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
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