Unicamp Diretoria Acadêmica

HS982 - Abordagens Metodológicas em Ciências Humanas para a Pesquisa em Museus - 2s/2022 Imprimir

Informações da disciplina

Ementa:

Este curso, oferecido de forma intensiva em 2 semanas, tem como foco as abordagens metodológicas para pesquisa em museus em Ciências Humanas. O curso usará bibliografia internacional em português e inglês para as principais leituras, e incidentalmente textos em italiano, francês, holandês e alemão para os catálogos de museu e bases de dados online a serem consultadas.

O objetivo do curso é apresentar, discutir e avaliar o uso de diversos métodos de pesquisa antropológica em museus. O curso começará com uma reflexão sobre o desenvolvimento histórico da relação fundante - mas controversa - entre museus e a Antropologia como disciplina, explorando as razões do abandono no século XX e da recente 'redescoberta' dos museus e suas coleções como locais de pesquisa antropológica engajada e historicamente informada. Em seguida, aprofundaremo-nos nas coleções de objetos indígenas das Terras Baixas da América do Sul em museus no passado e no presente, dando atenção especial às pesquisas atuais que vêm revelando a profundidade histórica e os potenciais interpretativos tanto das coleções existentes quanto daquelas perdidas ou fragmentadas. Usaremos o capítulo e o inventário de Sonia Dorta “Coleções Etnográficas: 1650-1955” (1998) como guia de referência para explorar os atuais acervos indígenas brasileiros em museus 'em casa' e no exterior. Por fim, iremos explorar (se possível, via visitas remotas) algumas das transformações recentes nos museus etnográficos, especificamente a 'virada decolonial' e, posteriormente, debateremos as tentativas dos governos europeus de adotar políticas de restituição para corrigir “erros coloniais”.

Ao final do curso, os alunos terão se familiarizado com estruturas teóricas bem como com ferramentas empíricas atualmente usadas na pesquisa em museus. Estas últimas incluem desde os tradicionais inventários em papel, fotografias e catálogos impressos até softwares como o TMS – The Museum System e iniciativas recentes de digitalização de acervos com acesso público gratuito. O curso combinará aulas teóricas, discussão de literatura, utilização de ferramentas empíricas e exercícios práticos.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 2

Turma: A Vagas: 20

Número de alunos matriculados: 13

Idioma de oferecimento: Português

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Mariana de Campos Françozo

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: