Ementa:
Análise e avaliação de materiais didáticos à luz de diferentes concepções teórico-epistemológicas e metodológicas. Efeitos e impactos dos diferentes materiais didáticos na formação docente e discente. Definição de objetivos a partir da análise de necessidades didático-pedagógicas para a produção de materiais didáticos gerais e com fins específicos com base em visões contemporâneas de língua(gem).
Bibliografia:
Bibliografia básica
ALMEIDA, B.; SILVA, M. G. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676. Acesso em: 11 abr. 2024.
ALMEIDA, B.; ALVES, Dom R. M.; LEMOS, S. D. V (Orgs.). Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. Disponível em: https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo. Acesso em: 11 abr. 2024.
ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. Ead em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013. p. 179-207.
BATISTA, A. A. Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956). Rev. Bras. Educ., n. 20, maio/ago. 2002.
BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 155-191, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658345. Acesso em: 7 mar. 2024.
BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa. Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Glossário CEALE. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 11 abr. 2024.
BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, M. G; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE, Autêntica: 2005. p. 73-117.
CHINAGLIA, J. V. Objetos educacionais digitais, multiletramentos e novos letramentos em livros didáticos de ensino fundamental II. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
DINIZ, L. R. A.; STRADIOTTI, L. M.; SCARAMUCCI, M. V. R. Uma análise panorâmica de livros didáticos de Português do Brasil para falantes de outras línguas. In: DIAS, R; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 265-304.
HASHIGUTI, S. T. et al. (Orgs.). Corpo e linguagem: abordagens na Linguística Aplicada. Vol. I. 1ª Ed. São Carlos: Pedro & João, 2022.
HASHIGUTI, S. T. Uma questão de gêneros: masculino e feminino em livros didáticos de língua inglesa como língua estrangeira. In: CORACINI, M. J.; CAVALLARI, J. S. (Orgs.). (Des)Construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. Vol I. 1ª Ed. Campinas: Pontes, 2016. p. 137-154.
LEFFA, V. J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria (Orgs.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 243-265.
OLIVEIRA. M. A. O ensino de língua portuguesa: usos do livro didático, objetos de ensino e gestos profissionais. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2013.
Bibliografia adicional
CHERVEL, J. C. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
LOPES, M. A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
RAZZINI, M. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). Tese de Doutorado em Estudos Literários. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2000.
SANTOS, A. A. C. Aprendendo a usar cadernos: um caminho necessário para a inserção na cultura escolar. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: Escola, Memória e Cultura escrita. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008.
VINCENT, Guy; LAHINE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |