Ementa:
Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia se insere no campo dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia e busca, de modo geral, investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Entender essas relações é um desafio complexo, mas fundamental, porque permite observar como a ciência e a tecnologia ganham destaque no cotidiano das pessoas. A presente disciplina pretende adentrar o universo da PPCT. Traz um histórico da área e propõe analisar pesquisas já realizadas e suas evoluções, em relação a metodologias e dimensões de análises. São atividades desta disciplina: aprender a construir questionários, avaliar os resultados e conhecer métodos estatísticos utilizados na área. O curso deverá investir na análise dos indicadores de conhecimento, interesse e atitude, e também as limitações das pesquisas e resultados.
Bibliografia:
AAAS (s/d) Why public engagement matters? Do Center for Public Engagement with Science and Technology, da American Association for the Advancement of Science (AAAS). BODMER, W (1985). Public understanding of science. London: Royal Society, 1985.
CGEE (2019) Percepção Pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo Executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019.
DAZA, S.; Arboleda, T. (2007) Public Communication of Science and Technology in Colombia: ¿Policies for the Democratization of Knowledge? Signo y Pensamiento 50, volumen xxvi • enero – junio 2007.
DNIC/MINCyT. 5ta Encuesta Nacional de Percepción Pública de la Ciencia. Argentina, 2022. EYNDE, A.M.; POLINO, Pocket science. The praxeological dimension of scientific culture, 2022.
GALLUP. (1987) O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia?. Relatório. Rio de Janeiro, 1987.
GUIVANT, J.S. O legado de Ulrich Beck. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XIX, n. 1 n p. 227-237 n jan.-mar. 2016.
KNOBEL, Marcelo. A ilusão da lua: ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo. Editora Contexto, 2021. PolicyPapers-CILAC-ComunicacionPublicaCiencia-ES.pdf (forocilac.org)
KRAUSE Nicole M., FREILING, Isabelle, BEETS, Becca; BROSSARD, Dominique (2020) Fact-checking as risk communication: the multi-layered risk of misinformation in times of COVID-19, Journal of Risk Research, 23:7-8, 1052-1059,
LEWENSTEIN, B.V. Models of public communication of science and technology. Public Understanding of Science, Ithaca, p.01-11, 16 jul. 2003.
MASSARANI, L. CASTELFRANCHI, Y., FAGUNDES, V e MOREIRA, I. (2019) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? Resumo executivo. MCT (2010) Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia – resultados da enquete de 2010.
MOURA, Mariluce. Universidade e Sociedade: a Escuta Imprescindível. In: Repensar a Universidade : Impactos para a Sociedade / organizador: Jacques Marcovitch; colaboradores: Nina Ranieri… [et al.]. – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019 – pp. 219 – 232.
NAVAS, A. M. (2008) Concepções de popularização da C&T no discurso político: impactos nos museus de ciências. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
ORSI, C. (2019) Vacinas, evolução, transgênicos: pesquisa revela crenças dos brasileiros. Texto publicado na revista do Instituto Questão de Ciência.
VOGT, C. KNOBEL, M. EVANGELISTA, R. A. FIGUEIREDO, S.P., CASTELFRANCHI, Y., RIGHETTI, S. (2010). Percepção pública da ciência e tecnologia no estado de São Paulo. In SUZIGAN, W., FURTADO, J.E.M.P., GARCIA, R.C. (coord). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Fapesp, 2010, p. 12-7 a 12-51 do vol.2
VOGT, C (2003). A espiral da cultura científica. ComCiência, jul. 2003. Disponível em: VOGT, C.; POLINO, C. (2003) Percepção Pública da Ciência. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 11
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |