Unicamp Diretoria Acadêmica

DE004 - Cinema Brasileiro Contemporâneo - 2S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina procura abordar a produção cinematográfica brasileira contemporânea, com destaque para o chamado "cinema da retomada" (pós-1995). Discutir aspectos econômicos e estéticos da atual configuração da realização cinematográfica - longas e curtas-metragens de ficção e documentário - como algo em processo. Procurar situar os realizadores, as obras e tendências da produção no panorama histórico e social do cinema brasileiro.

Bibliografia:

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil. São Paulo: Senac, 2000.

GALVÃO, M.R., BERNARDET, J.C. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CARVALHO, Noel dos Santos. Esboço para uma história do negro no cinema brasileiro. In: DE, Jefferson. Dogma Feijoada - O cinema negro brasileiro. São Paulo, Imprensa Oficial / Cultura-Fundação Padre Anchieta, 2005. p.17-102.

CARVALHO, N.S. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. São Paulo: USP, 2005.

COSTA, Sérgio. Dois atlânticos - teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009. HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro,DP&A editora: 2003. HANCHARD, M.G. Orfeu e o poder - movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo. Rio de Janeiro, EDURJ, 2001.

HOBSBAWN, E.J. Nação e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.

PAIVA, C.E.A. Black Pau - a soul music no Brasil nos anos 1970. São Paulo, UNESP, (tese de doutorado), 2015.

RENAN, E. Qué es una nacion? Madrid, Alianza Editorial, 1987. ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro, Alhambra / Embrafilme, 1980. (2.ed.ampl. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.

RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro, Globo / Fundação do Cinema Brasileiro, 1988. (2.ed. Rio de Janeiro, Pallas, 2001.)

STAM, Robert. Multiculturalismo tropical. São Paulo: Edusp, 2007.

SKIDMORE, T. E. Preto no branco - raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica - Multiculturalismo e representação. São Paulo, Cosac Naify, 2006.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 25

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 7

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Primeira parte do semestre

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 09:00 - 15:00

Docentes:

  • Michelle Cunha Sales

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00 A -
13:00 A -
14:00 A -
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: