Unicamp Diretoria Acadêmica

FT095 - Engenharia e Gestão do Conhecimento - 2S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Conhecimento, inteligência e memória; abordagem sistêmica; modelos mentais; organizações que aprendem; aquisição e representação do conhecimento; compreensão de problemas e decisão; conceito de bases de conhecimento; manipulação de unidades de conhecimento.
 

Bibliografia:

  • GOMES, F. D. ; VASQUES, DILDRE G. ; JARAMILLO, J.F.G ; SANTOS, G. S. ; ANUNCIACAO, P. F. ; BAIOCO, GISELE B. ; ZAMBON, A. C. . Uso de métodos de representação do conhecimento e estilos de aprendizagem na elaboração de estratégias de ensino. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança, PT. Livro de Atas do CMEA 2016. Bragança, PT: Instituto Politécnico de Bragança, 2016.
  • GUDWIN, R. R. Semiônica: Uma Proposta de Contribuição à Semiótica Computacional. 134 f. Tese (Livre-Docência no Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
  • HAWKING, S. O universo numa casca de noz. São Paulo: Mandarim, 2001, 215p.
  • JOHNSON-LEARD, P.N. Mental models: Towards a cognitive science of language, inference and consciousness. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986. 513p.
  • LEW, M. S., SEBE, N., DJERABA, C.; JAIN, R. Content-Based Multimedia Information Retrieval: State of the Art and Challenges, ACM Transactions on Multimedia Computing: Communications and Applications, v. 2, 2006, pp. 1-19.
  • MATLIN, M.W. Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC. 5ª. Ed, 2004, p.424.
  • SENGE, P.M. The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization, Revised edition, New York: Doubleday, 2006, p.460.
  • SMITH, F. Compreendendo a leitura: Uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: ARTMED, 2004. 423p.
  • VALENÇA, A.C. (organizador). Aprendizagem organizacional: 123 aplicações práticas de arquétipos sistêmicos. São Paulo: SENAC, 2011,474p.
  • VASQUES, Dildre G. et al. An Approach to Knowledge Acquisition Based on Verbal Semantics. In: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). IEEE, 2016. p. 4144-4153.
  • ZAMBON, A. C. ; MAGRIN, D. H. ; BAIOCO, G. B. . MORPH - Modelo Orientado à Representação do Pensamento Humano. In: Congreso Latinoamericano de Dinàmica de Sistemas, X, 2012, Buenos Aires. Anais do X Congreso Latinoamericano de Dinàmica de Sistemas, 2012.
  • ZAMBON, A.C. Uma contribuição ao processo de aquisição e sistematização do conhecimento multiespecialista e sua modelagem baseada na Dinâmica de Sistemas, [Tese de Doutorado]; São Carlos, SP: UFSCar, 2006.
  • ZAMBON, A.C.; DUARTE, G. BAIOCO, G. B. MORPH – BLUE KMS , 2016, Brasil. . Instituição de Registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Número do Registro: BR512016000860-1. Data de depósito: 07/07/2016, Data da concessão: 07/07/2016. Finalidade: Modelagem e representação do conhecimento.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 8

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00 PC18

Docentes:

  • Antonio Carlos Zambon
  • Gisele Busichia Baioco
  • Pedro Fernandes da Anunciação

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - PC18
15:00 A - PC18
16:00 A - PC18
17:00 A - PC18
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: