Unicamp Diretoria Acadêmica

EG137 - Análise Crítica do Processo de Investigação - 2S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Desenhos de estudos, procedimentos metodológicos e análise de dados. Estratégias de produção e difusão do conhecimento em saúde e Enfermagem. Impacto científico, tecnológico e social da produção do conhecimento em Enfermagem.

Bibliografia:

Bibliografia Básica
Burns N, Grove SK. The Practice of Nursing Research: appraisal, synthesis, and generation of
evidence. 7thed. St.Louis: Saunders, 2013.

Fletcher RW, Fletcher SE, Fletcher GS. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 5. ed. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2014. 296p.
Hulley, SB, Cummings, SR, Browner WS, Grady DG. Delineando a pesquisa clínica: uma
abordagem epidemiológica. 4thed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 400p.

Lobiondo-Wood G, Haber J. Nursing Research: Methods and Critical Appraisal for Evidence-
Based Practice. 8thed. St. Louis: Mosby, 2014.

Pagano M, Gauvreau K. Princípios de Bioestatística. Tradução. Luiz Sergio de Castro Paiva. 2
aed.São Paulo: PioneiraThomson Learning, 2004. 506p.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências
para a prática da enfermagem. 7thed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 607p.

Streiner DL, Norman GR. Health measurement scales a practical guide to their development
and use. 5thed. United Kingdom: Oxford University Press; 2015.
Bibliografia Complementar

3Capwell, E. M., Smith, B. J., Shirreffs, J., & Olsen, L. K. (2000). Development of a Unified Code of
Ethics for the Health Education Profession: A report of the National Task Force on Ethics in Health
Education. Journal of School Health, 70, 318-319.
Des Jarlais, D. C., Lyles, C., Crepaz, N., & the TREND Group. (2004). Improving the reporting
quality of nonrandomized evaluations of behavioral and public health interventions: The TREND
statement. American Journal of Public Health, 94, 361-366.
Hoffmann, T.C., Glasziou, P.P., Boutron, I., Milne, R., Perera, R., Moher, D. Michie, S. (2014).
Better reporting of interventions: Template for intervention description and replication (TIDierR)
checklist and guide. British Medical Journal, 3348, g1687.
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D.G.; PRISMA Group. (2009). Preferred Reporting
Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA statement. British Medical
Journal, 339, b2535.
Office of Behavioral and Social Science Research. (2010). Best Practices for Mixed-Methods
Research in the Health Sciences. Bethesda, MD: National Institutes of Health.
Rennie, D. (2001). CONSORT revised—improving the reporting of randomized trials. JAMA, 285,
2006-2007.
Williams, J. R. (2008). The Declaration of Helsinki and public health. Bulletin of the World Health
Organization, 86, 650-651. Hoffmann, T.C., Glasziou, P.P., Boutron, I., Milne, R., Perera, R.,
Moher, D., ...Michie, S. (2014). Better reporting of interventions: Template for intervention
description and replication (TIDierR) checklist and guide. British Medical Journal, 3348, g1687.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 10

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 3

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Marilia Estevam Cornelio

Reservas:

  • 100 - Enfermagem - AA

Turma: B Vagas: 10

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Roberta Cunha Matheus Rodrigues

Reservas:

Não possui reservas.

Turma: C Vagas: 10

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Thais Moreira São João

Reservas:

  • 100 - Enfermagem - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - B - C -
10:00 A - B - C -
11:00 A - B - C -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: