Ementa:
Estudo dos fundamentos históricos (econômicos, sociais, políticos e ideológicos) do pensamento e da prática educacional.
Bibliografia:
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 4. ed. rev. amp. Brasília: Ed. UnB, 1963.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, Brasília: EdUnB, 1987.
BARREIRA, Luiz Carlos. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira: 1971-1988. Campinas, SP: Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da UNICAMP, 1995.
BLOCH, Marc. Introdução à história. 6. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1993(?).
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Schwarcz, 1992.
BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BUFFA, Ester. Contribuição da história para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. Em aberto, n. 47, jul-set. 1990, p. 13-19.
BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1992.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma introdução à história. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CARDOSO, Ciro Flamarion, BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CASTANHO, Sérgio. Ainda avaliar? In: CASTANHO, Sérgio, CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000 (prelo).
__________. Nasce a nação: Roland Corbisier, o nacionalismo e a teoria da cultura brasileira. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP (tese de doutorado), 1993.
__________. Política cultural: reflexão sobre a separação entre a educação e a cultura no Brasil. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP (dissertação de mestrado), 1987.
__________. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma P. A., CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
CATANI, Denice B. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, Eliane M. T. et al. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 585-599.
COSTA, Cruz. Contribuição à história das idéias no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
CUBAN, Larry. Como os professores ensinavam: 1890-1980. Teoria & Educação, n. 6, p. 115-127, 1992.
CUCUZZA, Héctor Rubén. História de la educación en debate. Buenos Aires: Miño y Dávila, 1996.
CUNHA, Luiz Antonio. Diretrizes para o estudo histórico do ensino superior no Brasil. Em Aberto, n. 23, p. 7-26, set-out.1984.
___________.Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane M. T. et al. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 151-204.
___________. A universidade temporã. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição. São Paulo: Cortez, 1985.
________. Ideologia e educação brasileira: cat&oac
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | A - | |||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |