Ementa:
A partir de uma abordagem centrada na educação em direitos (não/pós) humanos, a proposta da disciplina é voltada para a composição de olhares atentos às práticas educativas (des)colonizadoras e aos processos de censura/apagamento do direito à participação ativa das crianças e jovens, em contextos sociais e escolares, fundamentado inicialmente pela Convenção dos Direitos das Crianças (UNICEF).
Bibliografia:
Referências básicas:
1. ALMEIDA, RONALDO DE. Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e crise à brasileira. Novos estud. CEBRAP , São Paulo, v. 38, n. 1, pág. 185-213, abril de 2019. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002019000100010&lng=en&nrm=iso
2. BAE, B. Children's right to participate - challenges in everyday interactions. European Early Childhood Education Research Journal, 2009, 17: 3, 391 — 406
3. BALIEIRO, F. F. “Não se meta com meus filhos”: a construção do pânico moral da criança sob ameaça. Cadernos Pagu, (53), e185306. Epub 11 de junho de 2018.
4. BARBOSA, I. Direitos cívicos e políticos na infância e adolescência: da retórica da participação ao protagonismo infantil. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número Temático - Direitos das crianças: abordagens críticas a partir das ciências sociais, pp. 69-89.
5. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069/1990. (Versão atualizada disponível em: https://cedecarj.org.br/2020/07/30/eca-30-anos-versao-atualizada-2020/#:~:text=O%20Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e,13%20de%20julho%20de%202020.
6. BRASIL. Ministério da Educação, Ministério da Justiça. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/ Comitê Nacional em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, UNESCO, 2007. http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file.
7. BRASIL. Caderno de Educação em Educação Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192.
8. BRASIL. Lei 13257 de 08 de março de 2016. Marco da Primeira infância. 2016.
9. BRASIL. Lei 11.525/2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11525.htm
10. CORREIA, S.; KALIL, I. Políticas Antigénero em América Latina: Brasil. Publicado por el Observatorio de Sexualidad y Política (SPW), proyecto basado en ABIA, 2020. Publicado por el Observatorio de Sexualidad y Política (SPW), proyecto basado en ABIA, 2020. Disponível em: https://sxpolitics.org/GPAL/uploads/Ebook-Brasil%2020200204.pdf
11. GAITÁN MUÑOZ, L. Los derechos humanos de los niños: ciudadanía más allá de las “3Ps”. Soc. Infanc. 2, 2018: 17-37
12. hooks, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. SP: Elefante, 2020.
13. LIMA, E.; SANTOS, F.F. (et. al.) Ensaios sobre racismos: pensamento de fronteira. SP: Balão Editorial, 2019.
14. LINS, H.A.M (org). Democracia e participação das infâncias e juventudes no Brasil: cidadanias mutiladas. Ed. Mercado de Letras (no prelo).
15. LUNDY, L. ‘Voice’ is not enough: conceptualising Article 12 of the United Nations Convention on the Rights of the Child. British Educational Research Journal. 2007, 33(6), 927–942. https://doi.org/10.1080/01411920701657033
16. MISKOLCI, R. Pânicos morais e controle social: reflexões sobre o casamento gay. Cad. Pagu, Campinas , n. 28, p. 101-128, June 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332007000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 Fev. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100006.
17. MOSS, P. Introduzindo a política na creche: a Educação Infantil como prática democrática. Psicologia USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 417-436.
18. OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 26, n. 1, p. 15-40, Apr. 2010 .Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982010000100002
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 20
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |