Ementa:
Na presente disciplina, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de ensino-aprendizagem com seus alunos. Os conteúdos abordados baseiam-se nas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo do Afeto, vinculado ao grupo Alle-Aula desta instituição. As bases teóricas são centradas nas ideias de Vigotski e Wallon.
Bibliografia:
Referências básicas:
- ALMEIDA, A. R. S. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.13, no. 2, p. 239-249,1997.
- FALCIN, D.C. Afetividade e condições de ensino: a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto. Relatório de Iniciação Científica. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003.
- LEITE, S. A. S. e TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Em Azzi, R. e Sadalla, A. M. (Orgs.) Psicologia e Formação Docente. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 113=-141, 2002.
- LEITE, S. A. S. e TAGLIAFERRO, A. R. Afetividade em sala de aula: um professor inesquecível.
Psicologia Escolar e Educacional, v.9, no. 2, 247-260, 2005.
- LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, no. 2, 355-368, 2012.
- LEITE, S. A.S. (Org.) Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
- LEITE, S. A. S. e FALCIN, D. O professor inesquecível: afetividade nas práticas pedagógicas. Em
Souza, M. T. C. e Bussab, V. S. R. (Orgs.) Razão e Emoção: diálogos em construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 213-254, 2006.
- LEITE, S. A. S. e KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio- Avaliação e políticas públicas, v. 17, no. 62, janeiro-março,109-134, 2009.
- LUCKESI, C. C. Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, no. 61, novembro-dezembro, 6-15, 1984.
- LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem – componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
- TAGLIAFERRO, A. R. Meu professor inesquecível: a construção de uma memória coletiva. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação, Unicamp, 2003.
- VGOTSK, L. S. A formação social da mente. S. Paulo: Martins Fontes, 1988.
- VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
Referências Complementares:
- AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.
- BLOOM, B. S. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Porto Alegre: Ed. Globo, 1979.
- GALVÃO, I. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, 21ª. edição.
- OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1993.
- PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. (Orgs.) Pedagogia Universitária – caminho para a formação do professor. São Paulo: Cortez Ed., 2011.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 20
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |