Ementa:
Estudo da teoria das representações sociais como referência para compreensão da diferença e dos processos psicossociais e educacionais de produção de desigualdades, com foco no racismo e nas questões de gênero e orientação sexual. Serão objeto de estudo e análise: racismo em suas dimensões estrutural, institucional e relacional; branquitude; patriarcalismo e machismo; homolesbobitransfobia.
Discute-se o reflexo desses fenômenos no campo da educação.
Bibliografia:
Referências básicas:
Alexandrino, Ronaldo; Soligo, Ângela. Homossexualidade e formação de professores no Brasil: ética e cuidado de si entre a negação e o silêncio. Fermantário, 2 (7). 2013.
Carneiro, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados, 17 (49). 2003.
Davis, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo. 2016.
Fanon, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA. 2008.
Gallo, Silvio (org). As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola. Campinas: Leitura Crítica. 2014.
Junqueira, Rogério D. Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC / UNESCO. 2009.
Moscovici, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Oliveira, Denis (org). A luta contra o racismo no Brasil. São Paulo: Fórum. 2017.
Soligo, Angela. Mãe, afasta de mim esse cale-se – ensaio sobre feminismos. Campinas, 2020 (s/r).
Soligo, Ângela; Gonçalves, Luciane R.D.; Jango, Caroline F. Psicologia, Educação e relações racializadas. Em Evely Boruchovtch. Roberta G. Azzi e Ângela Soligo (org). Temas em Psicologia Educacional: contribuições para a formação de professores. Campinas: Mercado das Letras. 2017.
Referências Complementares:
Alves, Amanda P.; Silva, Eronildo J.; Araújo, Marivânia C. Diálogos sobre diversidade, relações raciais e desigualdade no Brasil. Maringá: EDUEM. 2018.
Barrero Cuellar, Edgar. Estética de lo atroz: psicohistoria de la violencia política en Colombia. Bogotá: Cátedra Libre. 2011,
Jango, Caroline F. Aqui tem racismo. Um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras na escola. São Paulo: Livraria da Física. 2017.
Mbembe, Achille. Necropolítica. Arte e Ensaios, 32. 2016.
Naidoo, Josephine; Olowu, Akinsola; Gilbert, Andrew; Akotia, Charity. Cuestionando la Psicología centrada en lo euronorteamericano: las voces de los psicólogos africanos.Boletín de Psicología (76). 2002.
Pérez, Esther; Lueiro, Marcel. Raza y racismo. La Habana: Caminos. 2017.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 38
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |