Unicamp Diretoria Acadêmica

GG064 - Cidades, Planejamento e Território - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A evolução das teorias e dos processos de planejamento. A estrutura sistémica e multiescalar do conhecimento sobre a construção de uma cidade que
promove a qualidade de vida e o bem-estar frente a diversos riscos. O papel do planejamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial,
tendo como exemplos os diferentes riscos nas cidades. As prioridades do ordenamento, especialmente entre os âmbitos ambiental, social e económico,
assim como as diferenças entre os problemas e as propostas para espaços urbanos consolidados e periféricos. O Planejamento estratégico - conceito, etapas
e práticas com exemplo em áreas de risco. As disputas territoriais em torno dos recursos naturais - o caso da água – de bem econômico a elemento
deflagrador de desastres.

Bibliografia:

Ascher, François; Novos princípios do urbanismo, Lisboa, Livros Horizonte, 2010
Avraham, E. & Ketter, E. (2008). Media strategies for marketing places in crisis. Amsterdam: Elsevier.
Benton-Short, L., & Short, J. R ; ities and nature. Routledge critical introductions to urbanism and the cit, London/New York: Routledge, 2007
Ferrão, João; Ordenamento do Território Como Política Pública, Fundação Gulbenkian, 2011. ISBN: 9789723114157
Davoudi, Simin; Planning, governance and spatial strategy in Britain : an institutionalist analysis, Basingstoke [etc.] : Macmillan [etc.], 2000
Florida, R. (2008). Who’s your city?. New York: Basic Books.
Güell, J. (2000). Planificación estratégica de ciudades. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Haesbaert, R. (2004). O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Hall, Peter; Good cities, better lives, Routledge, 2014
Heale, Patsy ; Urban Complexity and Spatial Strategies: , The RTP, 2008
Kavaratzis, M. (2008). From city marketing to city branding: An interdisciplinary analysis with reference to Amsterdam, Budapest and Athens. Groningen:
Rijksuniversiteit.
Kearns, G. & Philo, C. (Eds.) (1993). Selling Places. The city as cultural capital, past and present. Oxford: Pergamon Press.
Kotler, Philip; Haider, D. & Rein, I. (1993). Marketing places. New York: Free Press.
Marques, Teresa Sá; Planos regionais de ordenamento do território. Encontro Anual da Ad Urbem: Os Dez Anos da Lei de Bases da Política de
Ordenamento do Território e de Urbanismo : Génese e Evolução do Sistema de Gestão Territorial, 1998-2008 - 2008 - p. 187-197
Rainisto, S. (2003). Success Factors of Place Marketing: A Study of Place Marketing Practices in Northern Europe and the United States. Espoo: Helsinki
University of Technology.
Roberts, P., Ravetz, J., & George, C. ; Environment and the city. Routledge introductions to environment, Routledge, 2009
Ward, S. (2004). Selling places. New York: Spon Press.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 10

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 18

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Eventual

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Helena Cristina Fernandes Ferreira Madureira

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: