Ementa:
Profissionalização docente. Incursão ás políticas de formação de professores, possibilitando a compreensão da problemática mais atual da profissão docente. Apresentação e discussão dos principais modelos de formação de professor. Metodologias de investigação das pesquisas com professores e formação docente. Compreensão discussão das principais tendências da pesquisa em formação de professores de ciências. Pesquisa do professor e seus alcances teóricos e práticos. Discussão das especificidades da formação dos professores na área geocientífica. Apresentação e discussão de experiências voltadas para a formação de professores na área geocientífica. Produção de uma proposta prática de formação de professores em geociências, que coadune referenciais teóricos das pesquisas em formação de professores e temáticas específicas geocientíficas.
Bibliografia:
HALFEN, Alan F. et al. A new stereoscopic (3 D) media database and teaching strategy for use in large-lecture introductory geoscience courses. Journal of Geoscience Education, v.62, n.3, p.515-531, 2014.
KASTENS, K.A.; AGRAWAL, S.; LIBEN, L.S. How Students and Field Geologists Reason in Integrating Spatial Observations from Outcrops to Visualize a 3-D Geological Structure. International Journal of Science Education, v.31, n.3, p.365-393, fev. 2009.
KIRKBY, Kent C. Place in the city: place-based learning in a large urban undergraduate geoscience program. Journal of Geoscience Education, v.62, n.2, p.177-186, 2014.
MATTHEWS, M.R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994. 287p.
PERUMAL, Juliet Christine. Critical pedagogies of place: educators' personal and professional experiences of social (in)justice. Teacher and Teaching Education, v.45, p.25-32, 2015.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |