Ementa:
Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o aluno ingressante na temática de política científica e tecnológica, assim como transmitir uma visão sintética do conjunto de temas que serão tratados durante sua formação. Apresentam-se conceitos e temáticas relacionadas à política científica e tecnológica, a partir de vários enfoques e abordagens que mais tarde o aluno terá a oportunidade de aprofundar. Essa disciplina responde à necessidade dos alunos terem uma percepção global e interdisciplinar da área temática que dá nome ao curso. Esse objetivo deve ser alcançado pela apresentação de alguns conceitos e enfoques básicos que permeiam as principais áreas de docência e pesquisa do Departamento.
Bibliografia:
OCDE (1994), Manual Frascati 1993, OCDE, Paris. OCDE (1998), Manual de Oslo 1992. OCDE, Paris
Spiegel-Rösing, I. (1977), “The Study of Science, Technology and Society (SSTS): Recents Trends and Future Challenges” In I. Spiegel-Rösing and Derek de Solla Price (eds) Science, Technology and Society, International Council for Science Policy Studies, Sage Publications, London and Beverly Hills.
Rosenberg, N. (1982) Inside the Black Box - Technology and economics. Cambridge University Press. Tradução em Clássicos da Inovação, “Por dentro da caixa preta – tecnologia e economia”, cap. 7, Ed. da Unicamp, 2006
Mowery, D. (1998), “The changing structure of the U.S. national innovation system: implications for international conflict and coopertion in R&D policy”, in Research Policy, Vol. 27, pp. 639-654.
Nelson, R. (1991) capitalism as an engine of progress. In Inose, H., Kawasaki, M. & Kodama, F. (eds) Science and Technology Policy Research - “What should be done?, What can be done”, The Proceedings of the NISTEP (Int. Conf. on Science and Technology Policy Research), Mita Press, Japan, 1991. Tradução em Clássicos da Inovação, “As fontes do crescimento econômico”, p. 89-139, Ed. da Unicamp, 2006
Brooks, H. (1986) National Science Policy and Technological Innovation. In Landau, R. & Rosenberg, N. The Positive Sum Strategy. National Academy Press, Washington D.C., 1986.
Herrera, A. (1995), “Los determinantes sociales de la política científica en América Latina. Política científica explícita y política científica implícita”, Redes, Vol. 2, n. 5, diciembre, pp. 117-131.
Piketty, T. (2014), O Capital no Século XXI. Tradução de Monioca Baumgarten de Bolle, 1ª ed., Ed. Intrícsica, Rio de Janeiro.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |