Ementa:
Compreendendo o Jornalismo Cultural como prática de absorção e mediação de significados complexos e subliminares da cultura, diferenciada do conceito de jornalismo factual, o curso evidencia como tal viés foi sendo conotado, até se fazer potente na definição de um universo transmidiático. Trata-se, aqui, de investigar convergências singulares entre a produção textual e a icônica. A imagem se faz contemporânea quando transposta de uma “cultura da imagem” – do espetacular integrado – para uma “cultura visual” cujas cognições a tornam complexa, passíveis de serem observadas em sua profundidade e interioridade. O conceito acolhe o tom ensaístico do fotojornalismo literário, do cinema documentário, do vídeo performático, reunidos em plataformas que também integram a reportagem literária, a crítica e a crônica, a história oral, a produção de perfis, jogos, infográficos, sons, sonoras e entrevistas.
Bibliografia:
AGAMBEN, Giorgio. O contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, Argos, 2009.
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FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema (Ditos e Escritos). 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
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LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
SANTAELLA, Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 4 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 16
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
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Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
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