Unicamp Diretoria Acadêmica

FF215 - Educação Física e Educação Inclusiva - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A educação física escolar e o aluno com deficiência. Estudo do capacitismo e o sistema educacional brasileiro. Estudo da inclusão nas aulas de Educação Física. A Educação Física escolar como conteúdo curricular inclusivo. Reflexão sobre os avanços científicos neste campo e sua aplicabilidade prática na escola.

Bibliografia:

BÁSICA           

Barnes, C. (2020). Understanding the social model of disability: Past, present and future. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge: 14-31.             

Evans, J. (2004). "Making a difference? Education and ‘ability’ in physical education." Euroean Physical Education Review 10(1): 95-108.               

Fitzgerald, H. and D. Kirk (2009). Physical Education as a normalizing practice: Is there a space for disability sport? Disability and Youth Sport. H. Fitzgerald. London, Routledge: 91-105.               

Lieberman, L. J. and C. Huston-Wilson (2018). Strategies for Inclusion: Physical education for everyone. Champaign, IL, Human Kinetics.               

Mendes, E. G. (2010). "Breve Histórico da Educação Especial no Brasil." Revista Educación y Pedagogia 22(57): 93-109.

COMPLEMENTAR

Alves, M. L. T., et al. (2021). "The invisible student in physical education classes: voices from Deaf and hard of hearing students on inclusion." International Journal of Inclusive Education: 1-16.

Qvortrup, A. and L. Qvortrup (2018). "Inclusion: Dimensions of inclusion in education." International Journal of Inclusive Education 22(7): 803-817.

Rekaa, H., et al. (2018). "Inclusion in physical education: Teacher attitudes and students experiences. A systematic review." International Journal of Disability Development and Education: 1-20.               

Smith, B. and A. C. Sparkes (2020). Disability, sport and physical activity. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge 391-403.               

Watson, N. and S. Vehmas (2020). Disability Studies: Into the multidisciplinary future. Routledge Handbook of Disability Studies. N. Watson and S. Vehmas. London, Routledge 3-13.

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Maria Luiza Tanure Alves

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: