Unicamp Diretoria Acadêmica

ED798 - Comunidade de Aprendizagem com o Cinema - 1S/2022 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A Comunidade de Aprendizagem problematiza as questões em torno das relações entre cinema e escola dentro do campo mais amplo das relações entre cinema e educação. Os conceitos de comunidade e comum, aprendizagem, espectadores e produtores, cinema e vídeo, assim como outros conceitos serão mobilizados para pensar as experimentações com cinema na escola, as potências do cinema contemporâneo para a escola e os percursos de contaminação em que os profissionais e os estudantes da educação básica e os profissionais e estudantes da universidade se enredam em um processo de formação partilhada.
 

Bibliografia:

Referências básicas:
BERGALA, Alain. Hipótese-Cinema - pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008, pp. 113-125.
DELIGNY, F. O aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
FRESQUET, A. (org.). Cinema e Educação: a lei 13.006 - reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto, Universo Produções, 2015.
GONÇALVES, Osmar. Narrativas Sensoriais. 1§ ed. - Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014, pp. 9-25.
GUIMARÃES, C. O que é uma comunidade de cinema? Revista EcoPós. v. 18, n. 1. 2015. p. 44-56.
MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e m afuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015, pp. 33-73.
RANCIÈRE, J. O Espectador Emancipado. Lisboa, Orfeu Negro, outubro, 2015.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
Referências Complementares:
CARRIÈRE, J-C A linguagem secreta do cinem a. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2006.
DELEUZE, G. A Imagem-tempo. Lisboa: Assírio & Alvin, 2016.
FERNÁNDEZ-SAVANER, Amador. Dar a ver, dar que pensar - contra o domínio do automático. Revista Punkto, #22, (Ainda) os Coletes Amarelos, Inverno, 2019.
GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
GONTIJO, Rodrigo. Filmes em atos performáticos: do Cinema Expandido ao Live Cinema. In TEIXEIRA, F.E. O ensaio no cinema - formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contem porânea. São Paulo: Hucitec, 2015, pp. 144-161.
LINS, C. e MESQUITA, C. Filmar o real: Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed, 2008.
MASSCHELEIN, J.; SIMON, M. Em defesa da escola. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2017.
MENOTTI, Gabriel. Através da sala escura: espaços de exibição cinematográfica e Vjing. São aulo: Intermeios, ES: Prefeitura Municipal de Vitória, 2012.
MIGLIORIN, C. A pedaeoeia do dispositivo. In: XXII Encontro SOCINE - 50 Anos de maio de 98, 22°, 2018, Goiânia/GO. Anais digitais XXII Encontro SOCINE - Resumos expandidos: SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2018, s/p.
MIGLIORIN, C. Cinema e clínica: notas com uma p rática.METAMORFOSE ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 4, p. 30-46, 2020._____

Ano de Catálogo: 2022

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 40

Número de alunos matriculados: 21

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 19:00 - 23:00

Docentes:

  • Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00 A -
20:00 A -
21:00 A -
22:00 A -
23:00

Compartilhar: