Ementa:
Diferentes perspectivas da teoria psicanalítica para uma reflexão sobre a prática do educador. Temas em Freud, Winnicott, Bion e psicanalistas contemporâneos. Questões atuais no campo da educação à luz da psicanálise.
Bibliografia:
Referências básicas:
Archangelo, A. (2007). A Psychoanalytic Approach to Education: "Problem" Children and Bick's Idea of Skin Formation. Psychoanalysis, Culture & Society, 12, 332-348.
Archangelo, A. (Dec de 2010). Social exclusion, difficulties with learning and symbol formation: A Bionian approach. Psychoanalysis, Culture & Society, 14(4), pp. 315–327.
Archangelo, A. (2021). Capacidade para não aprender: manejo e contribuições da psicanálise ao cotidiano escolar. São Paulo: Zagodoni.
Bion, W. R. (1979). Como tornar proveitoso um mal negócio (tradução de "Making the best of a bad job", publicado em Bulletin of the British Psychoanalytical Society/1979). Revista Brasileira de Psicanálise, 13, pp. 467-478.
Bion, W. R. (1994). Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago.
Bion, W. R. (2004). Learning from experience. London, UK: Aronson.
Bollas, Christopher. A sombra do objeto. São Paulo: Escuta, 2015.
Bollas, Christopher. Catch Them Before They Fall: The Psychoanalysis of Breakdown. London and New York, 2013.
Cordié, Anny. Os Atrasados não Existem: Psicanalise de Crianças com Fracasso Escolar. Porto Alegre: Penso, 2004
Ferenczi, S. (2011b[1932]). Confusão de língua entre os adultos e a criança. Em S. Ferenczi, Obras completas (Á. Cabral, Trad., Vol. IV, pp. 111-135). São Paulo: Martins Fontes.
Ferro, A. (2005). Seeds of illness, seeds of recovery: the genesis of suffering and the role of psychoanalysis (1st ed.). London and New York: Routledge.
Freud, S. (1911). Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. Em S. Freud, Obras completas. Madri: Amorortu.
Freud, S. (1981). Algunas lecciones elementales de psicoanalisis 1938[1940]. Em S. Freud, Obras Completas (Vol. III, pp. 3419-3423). Madri: Biblioteca Nueva.
Freud, S. (1986[1920]). Além do princípio do prazer [1920]. Em S. Freud, Obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18). Rio de Janeiro: Imago.
Klein, M. (1991). Inveja e Gratidão e outros trabalhos (4 ed.). (E. M. Rocha, Trad.) Rio de Janeiro: Imago.
Mannoni, Maud. Educação impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ano: 1977.
MIllot, Catherine. Freud, antipedagogo. São Paulo, Zahar, 1987
O'Loughlin, M. (2013). The Uses of Psychoanalysis in Working with Children's Emotional Lives. New York: Jason Aranson.
Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Imago.
Winnicott, D. W. (1999). Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 20
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |