Ementa:
Disciplina que abrange os estudos das fases de elaboração e execução do planejamento educacional em suas diferentes jurisdições e níveis. Destacam-se as relações entre planejamento educacional de níveis macro e micro bem como sua correta articulação e valorização instrumental para a gestão da educação. O conhecimento e análise crítica das tendências no universo da planificação e da gestão da educação constitui o princípio norteador das práticas educacionais de planificar e gerenciar a educação
Bibliografia:
AGUERRONDO, Inés. “Racionalidades subyacentes em los modelos de planificación educativa” In Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Porto Alegre: ANPAE, v.23,n.3, set./dez. 2007 (p.463-481).
AGUERRONDO, Inés e LAMARRA, Noberto Fernandez “Os Planos de Educação na América Latina” In RAMA, German (et al) Desenvolvimento e Educação na América Latina Cortez: Autores Associados, 1983
AZEVEDO, J. M. L. DE. A educação como política pública. Campinas, São Paulo; Autores Associados; 1997
BARROSO, João (Org.). A Escola Pública: regulação, desregulação e privatização. Porto/Portugal, 2003
BRASIL, Constituição da República do Brasil de 05 de outubro de 1988.
BRASL, Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
BRASIL, Lei 9.394. “Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional” de 20.12.96. In Diário Oficial da União. Ano CXXXIV, nº248, 23.12.96, pp.27.833-27.841.
BRASIL, Lei 9.424/96. Estabelece a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério;
BRASIL, Lei 10.172/2001-Plano Nacional de Educação;
BRASIL Plano Decenal De Educação Para Todos Brasília/MEC, 1993
BRASIL, Projeto de Lei nº 8.035/2010 "aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências".
BRASIL, Plano de Desenvolvimento da Educação . http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=593&Itemid=910&sistemas=1, 26/02/2008.
BRZEZINSKI, I. (Org.) LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam São Paulo; Cortez; 1997.
CHAPOULIE , J-M, e BRIAND, J-P,. . “A instituição escolar e a escolarização: Uma visão de conjunto” In Educação e Sociedade. Campinas/SP, CEDES, n.47, abril/94.
COOMBS, Philips H. “O que é planejamento educacional” In Cadernos de Pesquisa CEBRAP, Nº 4, 1975
COSTA, Vera Lúcia Cabral (Org.) Descentralização da Educação: novas formas de coordenação e financiamento São Paulo: FUNDAP: Cortez, 1999
CUNHA, Luiz Antônio Educação, Estado e democracia no Brasil São Paulo, Cortez; Niterói, RJ: Editora da Universidade federal Fluminense: Brasília, DF: FLACSO do Brasil, 1991. (coleção Biblioteca de educação. Série 1. Escola; v. 17) (ISBN 85-249-0447-X Cortez)
DRAIBE, S. M. (1989) "O 'Welfare State' no Brasil: Caracaterísticas e Perspectivas" in Ciências Sociais Hoje São Paulo, Vértice.
DRAIBE, S. M. ( 1995) “Repensando a política social: dos anos 80 ao início dos 90” in SOLA, L. e PAULANI, L. M. (Orgs.) Lições da Década de 80 São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo; Genebra; UNRISD.
DROR, YEHEZKEL A capacidade para governar; informe do clube de Roma São Paulo Fundap, 1999 (ISBN 85-7285-075-9).
EM QUESTÃO Plano de Desenvolvimento da Educação, São Paulo: Ação Educativa, v. 4, 2007
FAGNANI, Eduardo “Política social e pactos conservadores no Brasil: 1964/92. In Economia e Sociedade. Campinas, n. 8, p. 183-238),jun. 1997.
FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979
FERREIRA, N. S.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | A - | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |