Ementa:
Esta disciplina terá por objetivo aprimorar o conhecimento em metodologia de pesquisa utilizando exemplos na área materno-infantil e saúde global. Será uma disciplina intensiva e de curta duração. O componente presencial da disciplina ocorrerá durante uma semana onde os alunos terão diariamente uma aula teórica seguida por um componente prático (apresentação ou discussão sobre projetos). Após este período os alunos continuarão seu desenvolvimento através de estudo dirigido com suporte por email/teleconferência. Os alunos serão convidados a apresentar partes dos seus projetos para que o conhecimento teórico possa ser aplicado no aprimoramento do projeto de cada um. Além do tema metodológico, os alunos também terão aulas sobre ‘hot topics’ de saúde global na área materno infantil para estimular o desenvolvimento de novas perguntas de pesquisa e a mentalidade para colaborações internacionais.
Bibliografia:
Essential Medical Statistics. Kirkwood & Stern. 2nd Edition. 2003
Designing Clinical Research by Stephen B. Hulley, MD, MPH et al. Wolters Kluwer. 4th Edition. 2013.
Fagerland MW. t-tests, non-parametric tests, and large studies--a paradox of statistical practice? BMC Med Res Methodol. 2012 Jun 14;12:78.
Rutterford C, Taljaard M, Dixon S, Copas A, Eldridge S. Reporting and methodological quality of sample size calculations in cluster randomized trials could be improved: a review. J Clin Epidemiol. 2015 Jun;68(6):716-23.
LaValley MP. Logistic Regression. Circulation. 2008;117:2395-2399
Edwards SJ1, Braunholtz DA, Lilford RJ, Stevens AJ. Ethical issues in the design and conduct of cluster randomised controlled trials. BMJ. 1999 May 22;318(7195):1407-9.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 9
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
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