Ementa:
Objetivo Geral: Introduzir os conceitos necessários para elaborar uma revisão sistemática e uma metanálise
Objetivos Específicos:
a) Introduzir os conceitos de elaboração de uma metanálise através da prática e elaboração de forest plots
b) Conhecer a avaliação do risco de viés e da qualidade da evidência em estudos randomizados e como aproximar-se da análise em estudos não randomizados
c) Aprender os pontos fortes e limitações de uma revisão sistemática
Justificativa: Dentro da pirâmide de robusteza da Medicina Baseada em Evidências, a revisão sistemática com ou sem metanálise ocupa o topo, sendo busca para informação tanto por pesquisadores como por profissionais de saúde que desejam se atualizar da forma mais embasada possível em evidências. As principais instituições que norteiam os cuidados com a saúde dentro de um contexto global, como a Organização Mundial da Saúde se utilizam desses dados para preparar documentos em formato de guidelines cujo objetivo é ajudar os diversos profissionais de saúde.
Conteúdo: Revisão Sistemática, Revisão Narrativa, Revisão Integrativa, Metanálise, Meta-síntese, Overview of Systematic Reviews. Onde registrar uma revisão (ex. PROSPERO) e o uso do consenso PRISMA e da estratégia PICO para elaborar a pergunta da revisão. Estratégias de busca no Pubmed, Scopus/Embase, Cochrane Library, Scielo. Como elaborar cada uma. Como usar a Grey Literature. Estratégia COVIDENCE para extração. Uso de planilhas ou plataforma Google para realização da extração. Critérios de inclusão/exclusão, elaboração de tabelas para revisão (variáveis), medidas de sumário (razão de risco, diferenças das médias), síntese dos resultados (métodos de tratamento dos dados). Análises de viés (Cochrane Risk of Bias) e de qualidade metodológica (GRADE) para estudos randomizados. Escala de JADAD. Classificação I-ROBBINS I e Newcastle-Ottawa Scale para estudos não-randomizados. O que é uma Overview de Revisões? Classificação AMSTAR para overviews. Metanálise. Como fazer pelo RevMan 5.3 e pelo Intercooled Stata. Hands-on em exemplos práticos com variáveis contínuas e dicotômicas. Peso, forest plots e interpretação. Heterogeneidade e como corrigir com análise de efeito randômico, meta-regressão ou análise de sensibilidade. Viés de Publicação e Análise de Funnel Plots. Metanálise em rede, metanálise de comparação indireta e metassíntese. Limitações de uma revisão sistemática.
Avaliação: Frequência superior a 75%; interesse e participação nas aulas e workshops; apresentação de relatório referente às atividades de estudo dirigido
Bibliografia:
Essential Medical Statistics. Kirkwood & Stern. 2nd Edition. 2003 Designing Clinical Research by Stephen B. Hulley, MD, MPH et al. Wolters Kluwer. 4th Edition. 2013. Fagerland MW. t-tests, non-parametric tests, and large studies--a paradox of statistical practice? BMC Med Res Methodol. 2012 Jun 14;12:78. Rutterford C, Taljaard M, Dixon S, Copas A, Eldridge S. Reporting and methodological quality of sample size calculations in cluster randomized trials could be improved: a review. J Clin Epidemiol. 2015 Jun;68(6):716-23. LaValley MP. Logistic Regression. Circulation. 2008;117:2395-2399 Edwards SJ1, Braunholtz DA, Lilford RJ, Stevens AJ. Ethical issues in the design and conduct of cluster randomised controlled trials. BMJ. 1999 May 22;318(7195):1407-9.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | A - | |||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |