Ementa:
Discutir as bases epistemológicas de pesquisa com foco nos métodos e técnicas, quantitativas, qualitativas e quanti-quali, em busca de soluções e alternativas metodológicas para os projetos de dissertação. Ênfase nos aspectos teóricos e práticos da delimitação do objeto e estratégias interdisciplinares de investigação.
Bibliografia:
Bibliografia:
BACHELARD, Gastón. Formação do espírito científico. 3. ed. São Paulo: Contraponto, 2002.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa-Portugal: Edições Loyola /Edições 70, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BUENO, M.C.D. Grades Estatísticas: Avaliações para Implementação. Documento de trabalho do IBGE. 2011.
COFFEY, A.; ATHINSON, P. Encontrar el sentido a los datos cualitativos: estrategias complementarias de investigación. Medellín – Colômbia: Ed. Universidade de Antioquia, 2003.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2009.
MACMILLAN, R.; COPHER, R. Families in the Life Course: Interdependency of Roles, Role Configurations, and Pathways. Journal of Marriage and Family, v. 67, n. 4, p. 858–879, 2005.
MANTON, K. G.; WOODBURY, M. A.; TOLLEY, H. D. Statistical application using fuzzy sets. NY: Wiley, 1994.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
MINAYO, C. (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. 2010.
MINAYO, M.C.S., ASSIS, S. G.; SOUZA, E.R. (Org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2005.
PINEDA, E.; ALVARADO, E. L. de. Metodología de la investigación. Washington, D.C.: OPS 2008.
SPINK, M. J. (Org) Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Ano de Catálogo: 2022
Créditos: 4
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - UL86 | |||||
15:00 | A - UL86 | |||||
16:00 | A - UL86 | |||||
17:00 | A - UL86 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |