Ementa:
Este curso examina as parcerias estratégicas de negócios em todas as suas formas, com ênfase especial nas parcerias que envolvem a implementação
de novas ideias e a comercialização de novos produtos. A discussão presencial incide sobre os incentivos à cooperação, as vantagens e desvantagens
das parcerias para as várias partes envolvidas, as formas organizacionais das parcerias e os processos de negociação, gestão e resolução de parcerias.
O papel das corporações multinacionais e de organizações empreendedoras na criação e participação em redes de alianças será avaliado extensivamente.
Ecossistemas de empreendedorismo e inovação, bem como suas conexões com Cadeias de Valor Globais são explorados para ilustrar a dinâmica das conexões
no cenário atual de negócios.
Bibliografia:
Arranz, N. and Arroyabe, J.C.F. (2008), “The choice of partners in R&D cooperation: an empirical analysis of Spanish firms”, Technovation, Vol.28 No. 2, pp. 88-100.
https://doi.org/10.1016/j.technovation.2007.07.006
Belderbos, R., Carree, M. and Lokshin, B. (2004), “Cooperative R&D and firm performance”, Research Policy, Vol. 33 No. 10, pp. 1477-1492.
https://doi.org/10.1016/j.respol.2004.07.003
Fischer, B., & Molero, J. (2015), “Transactional dynamics in European R&D networks: an assessment of Eureka”, European Journal of Innovation Management, Vol. 18 No. 3, pp. 330-354.
https://doi.org/10.1108/ejim-10-2013-0097
Gulati, R. (1998), “Alliances and networks”, Strategic Management Journal, Vol. 19 No. 4, pp. 293-317.
https://doi.org/10.1002/(sici)1097-0266(199804)19:4<293::aid-smj982>3.0.co;2-m
Lee, J.-., Lee, K., Meissner, D., Radosevic, S. & Vonortas, N.S. 2020, "Local capacity, innovative entrepreneurial places and global connections: an overview", Journal of Technology Transfer,
https://doi.org/10.1007/s10961-020-09812-7
Mao, H. & Görg, H. 2020, "Friends like this: The impact of the US–China trade war on global value chains", World Economy, vol. 43, no. 7, pp. 1776-1791
https://doi.org/10.1111/twec.12967
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 3
Número de alunos matriculados: 5
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Eventual
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.