Unicamp Diretoria Acadêmica

LL446 - Introdução à Neurolinguística - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Introdução teórica à Neurolinguística. O objetivo é enfocar as relações entre a Neurolinguística e outras disciplinas que tratam da cognição humana. Estudo crítico da semiologia e da classificação das afasias e de outras patologias cerebrais. Análise de dados e procedimentos de pesquisa neurolinguística.

Bibliografia:

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral, vol. I. São Paulo: Cia. Ed. Nacional e Ed. da USP (original de 1958), 1966.

 CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

 COUDRY, M. I. Diário de Narciso: afasia e discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

____ O que é dado em Neurolinguística. In Castro, M.F. (1996). O método e o dado no estudo da linguagem. (orgs.). Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

 ____ ; FREIRE, F. M. P.; ANDRADE, M. L. F.; SILVA, M. A. (Orgs.), 2010.

 Caminhos da neurolinguística Discursiva: teorização e práticas com a linguagem. Campinas: Mercado de Letras.

FOUCAULT M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.

 JAKOBSON, R. A afasia como um problema linguístico. In Lemle, M. Leite, Y. (orgs.) Novas perspectivas linguísticas. Petrópolis: Vozes, 43-54, 1970.

 JAKOBSON, R. Dois Aspectos da Linguagem e dois tipos de afasia. In Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, p. 34 a 62, 1956.

 LURIA, A.R. (1981) Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: EDUSP, 1981

 _____ Últimas conferências de Luria. Ed. São Paulo: Artmed, 1986.

 MORATO, E.M. Neurolinguística. Introdução à Linguística – domínios e fronteiras (Mussalim, F. e Bentes, A. C. (Orgs). Volume 2 (edição revista e ampliada). 9a. edição. São Paulo: Cortez, 2012.

 MORATO, E.M. (Org.). A semiologia das afasias – perspectivas linguísticas. São Paulo: Cortez, 2010. 

MORATO, E.M. Metodologia em Neurolinguística. In: Gonçalves, A. & Góis, M.L.S (Orgs). Ciências da Linguagem: o fazer científico. Campinas: Mercado de Letras, v. 2, p. 281-320, 2014.

 NOVAES-PINTO, R. Cérebro, linguagem e funcionamento cognitivo na perspectiva sócio-histórico-cultural: inferências a partir do estudo das afasias. Letras de Hoje. Vol. 47(1), p. 55-64, 2012.

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 SANTANA, A. P., NOVAES-PINTO, R.C. & Oliveira, M. V. Plano Terapêutico Fonoaudiológico para Terapia em Grupo com Afásicos.. In Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos. São Paulo: Pró-Fono.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 11

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 12:00 CL12

Docentes:

  • Rosana Do Carmo Novaes Pinto

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - CL12
10:00 A - CL12
11:00 A - CL12
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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