Unicamp Diretoria Acadêmica

FF183 - Seminário em Pedagogia do Esporte - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Seminários de aprofundamento relacionados à Pedagogia do Esporte.

Bibliografia:

ARAÚJO, D.; DAVIDS, K.; KRISTOVSKI, R. The ecological dynamics of decision making in Sport.Psychology of Sport and Exercise, v. 7, p.653-676, 2006.

Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dina livros, 1994.

Berry, J., Abernethy, B., & Côté, J. The contribution of structured practice and deliberate play to the development of expert perceptual and decision-making skill.Journal of Sport and Exercise Psychology, 30, 685-708, 2008.

Bruner, M.W., Hall, J., & Côté, J.  The influence of sport type and interdependence on the developmental experiences of young athletes.European Journal of Sport Sciences, 11, 131-142, 2011.

Baker, J., Côté, J., & Abernethy, B. Learning from the experts: Practice activities of expert decision makers in sport. Research Quarterly for Exercise and Sport, 74, 342-347, 2003.

CÔTÉ,J.; LIDOR, R. Conditions of Children´s Talent Development in Sport. Morgantown: West Virginia University, 2013

Côté, J. The development of coaching knowledge.International Journal of Sports Science and Coaching, 1, 3, 217-222, 2006.

Côté, J., Lidor, R., & Hackfort, D.To Sample or to specialize? Seven postulates about youth sport activities that lead to continued participation and elite performance. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 9, 7-17, 2009.

Côté, J., Horton, S., MacDonald, D., & Wilkes, S. The benefits of sampling sports during childhood.Physical and Health Education Journal, 74, 6-11, 2008.

Fraser-Thomas, J., Côté, J., & Deakin, J. Understanding dropout and prolonged engagement in adolescent competitive sport.Psychology of Sport and Exercise, 9, 645-662, 2008.

Fraser-Thomas, J., Côté, J., & MacDonald, D. Community size in youth sport settings:  Examining developmental assets and sport withdrawal.  Physical & Health Education Academic Journal, North America, 13, 2010.

Galatti, L.R.; Reverdito, R.S.; Scaglia, A.J.; Paes, R.R.; Seoane, A.M. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos ColetivosRevista da Educação Física/UEM.vol. 25, n.1, 2014.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GRÉHAIGNE, J. F., GODBOUT, P. The teaching of tatical knowledge in tean sports.CAHPERD Journal, 63 (4), 10-15, 1997.

GRIFFIN, L. L. et al. Teaching sport concepts and skill: a tactical games approach. Champaing: HumanKinetics, 1997.

HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Algo para além de tirar as crianças da rua: a Pedagogia do Esporte em projetos socioeducativos. São Paulo: Phorte, 2012.

Light, R. Game sense: innovation or just good coaching? Journal of Physical Education New Zealand, 39(1), 8-19, 2006.

PAES, R. R.; GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: o esporte educacional no contexto do clube contemporâneo. In: GONÇALVES, C.E.B. Educação pelo Desporte e Associativismo Desportivo.  Porto: Edições Afrontamento, 2013. p.85-110

PAES, R. R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H. B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metocológica para o ensino dos jogos coletivos, Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-60, 2007.

REVERDITO, RILLER S. ; CARVALHO, HUMBERTO M. ; GALATTI, LARISSA R. ; SCAGLIA, ALCIDES J. ; GONÇALVES, CARLOS E. ; PAES, ROBERTO R. . Effects of Youth Participation in Extra-Curricular Sport Programs on Perceived Self-Efficacy: A Multilevel Analysis. Perceptual and Motor Skills, v. 124, p. 569-583, 2017.

 

REVERDITO, R. S. ; GALATTI, L. R. ; CARVALHO, HUMBERTO M. ; SCAGLIA, A J ; COTE, J. ; GONÇALVES, CARLOS E. ; PAES, ROBERTO RODRIGUES . Developmental Benefits of Extracurricular Sports Participation Among Brazilian Youth. Perceptual and Motor Skills, p. 003151251772465-15, 2017.

 

SCAGLIA, A. J. Pedagogia do jogo: o processo

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 14

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Alcides Jose Scaglia
  • Paulo Cesar Montagner

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: