Ementa:
Estudos do esporte como componente da cultura; o espetáculo esportivo e a ampliação do significado social do esporte no processo de globalização.
Bibliografia:
1. Gebara, Ademir. “Norbert Elias e a teoria do processo civilizador: contribuição para a nálise e a pesquisa no campo do lazer”. In: Brunhs, Heloisa Turini(org.). Temas sobre lazer. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 33-46.
2. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. “ Lazer e esporte: a espetacularização do futebol”. In: Brunhs, Heloisa Turini(org.). Temas sobre lazer. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 131-143.
3 . Dunning, Eric. El fenómeno deportivo: estúdios sociológicos en torno al deporte, la violência y la civilización. Barcelona: Paidotribo, 2003, pp.1-187 e 255-325.
4. Hargreaves, Jennifer. “Promesa y problemas em el ócio y los deportes femeninos. In: Brohm, J.M. et al. Materiales de sociologia del deporte. Madrid: La Piqueta, s.d.
6. Reis, H. H. B. dos Futebol e violência. Campinas: Editora Autores Associados. 2006.
1. Betti, Mauro. “Entre assistir e praticar: educação física, esporte, televisão e lazer”. In: Marcellino, Nelson Carvalho(org.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Unijuí, 1999, pp. 213-230.
2. Bracht, Valter. Esporte, história e cultura. In: Proni, M. e Lucena, R. Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.
3. Elias, Norbert. Introdução. In: Elias, Norbert & Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992, pp. 39-99.
4. Elias, Norbert. A génese do deporte moderno: um problema sociológico. In: Elias, Norbert & Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992, pp. 187-221.
5. Lucena, Ricardo de Figueiredo. Elias: individualização e mimesis no esporte. In: Proni, M. e Lucena, R. Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.
6. Moura, Eriberto Lessa. O futebol como área reservada masculina. In: Daolio, Jocimar (org.) Futebol, cultura e sociedade. Campinas, Autores Associados, 2005, pp. 131-147.
7. Murphy, Patrick, Williams, John & Dunning, Eric. Desordem no futebol e imprensa: processos de amplificação e redução numa perspectiva histórica. In: O Futebol no banco dos reús. Oeiras: Celta, 1994, pp. 95-124.
8. Murphy, Patrick, Williams, John & Dunning, Eric. Comunidade, masculinidade e futebol: a vida dos rapazes de kingsley. In: O Futebol no banco dos reús. Oeiras: Celta, 1994, pp. 125-159.
9. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. Espetáculo futebolístico e violência: uma complexa relação. In: Daolio, Jocimar (org.) Futebol, cultura e sociedade. Campinas, Autores Associados, 2005, pp. 105-130.
10. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. Futebol e sociedade: uma análise histórica. Revista HISTEDBR Online, Faculdade de Educação Unicamp, v. 10, 2003. www.histedbr.fae.unicamp.br/revis.html
11. Escher, Thiago Aragão e Reis, Heloisa Helena Baldy dos. Futebol e televisão: fechem os portões, liguem as câmeras – o show vai começar. Campinas: Conexões, n.3, v.1. 2005. www.unicamp.br/fef
12. Toledo, Luiz Henrique de. A invenção do torcedor de futebol. In: Costa, Márcia Regina da (et. al.) Futebol espetáculo do século. São Paulo: Musa Editora, 1999, pp. 146-153-166.
13. Janine, Renato. Apresentação a Norbert Elias. In: Elias, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, v. 1, pp. 9-12.
14. Elias, Norbert. Prefácio. In: O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, v. 1, pp. 13-19.
15. Elias, Norbert. Introdução à Edição de 1968. In: O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, v. 1, pp. 214-251.
16. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. Futebol e sociedade: as manifestações da torcida. Campinas, Tese de doutorado (em Educação Física), 1998, Faculdade de Educação F
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 15
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |