Ementa:
A disciplina visa analisar sociologicamente as transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a educação. Especial atenção é dada à organização e às condições de trabalho; à divisão social e internacional do trabalho; ao mercado de trabalho e sua dinâmica; às características do emprego; às políticas públicas relacionadas aos campos da educação e do trabalho; à formação profissional; considerando as relações de classe e de gênero.
Bibliografia:
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Hirata, Helena; Kergoat, Daniele. Paradigmas sociológicos e categoria de gênero. Que renovação aporta a epistemologia do trabalho? Revista Novos Cadernos, NAEA, vol.11, n.1, 2009. (disponível em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/262/408. O mesmo texto está em Baçal, S. (Org.). Trabalho, educação, empregabilidade e gênero. Manaus: EDUA, 2009. Ou em Durand, J.P.; Linhart, D. (coords). Les ressorts de la mobilisation au travail. Toulouse: Octarès, 2005.
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Tumolo, Paulo Sergio; Fontana, Klaletr Bez. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica na década de 1990 no Brasil. VII Seminário Rede Estrado, Buenos Aires, 2008 (também publicado com alterações na revista Educação & Sociedade, 102, 2008)
Dal Rosso, Sadi. Associativismo e sindicalismo em educação – organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.
Gindin, Julián; Ferreira, Marcia Ondina Vieira; Dal Rosso, Sadi. Associati
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 34
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
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