Unicamp Diretoria Acadêmica

ED735 - Educação e Desigualdades - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Trata-se de compreender o lugar da escola nas complexas sociedades contemporâneas. Utiliza-se as contribuições da história, da sociologia e da antropologia par discutir a participação da escola nos processos através dos quais se aprende a ser agente social (a participar das interações, a ocupar posições de status, a construir relacionamento no grupo) e se adquire a competência, as habilidades, a sensibilidade e as disposições apropriadas para uma determinada participação na sociedade.

Bibliografia:

Ringer, Fritz (1989), “Introduction”, in The Rise of the Modern Educational System – Structural Change and Social Reproduction, 1870-1920, pp. 01-12, pp. 07-23.

Thiesse, Anne-Marie (2002), “Ficções criadoras: as identidades nacionais”, Anos 90 (snt) [Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/anos90/article/download/6609/3932]

Schwartzman, Simon; Helena Bomeny, Vanda Costa (2000), “A Construção da Nacionalidade”. In Tempos de Capanema, pp. 90-96, Rio de Janeiro, Paz e Terra/Editora da FGV. [Exemplares do livro sob reserva na biblioteca da FE]

Canedo, Letícia (1995), “As listas eleitorais e o processo de nacionalização da cidadania no Brasil, 1822-1945”, Pró-Posições, 06 (03): 30-46.
 

Thiesse, Anne-Marie (2009), “Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República francesa”, educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009.

Canedo, Letícia (2007), “Aprendendo a votar”, in Pinsky e Pinsky, História da cidadania. [Reserva Bib/FE]

Schwartzman, Simon et al. “A Constituição da Nacionalidade”, In pp. Tempos de Capanema, pp. 157-188, Rio de Janeiro: Paz e Terra/Editora da FGV.

Müller, Detlef K. “The Process of Systematisation: the case of German secondary education”, in The Rise of the Modern Educational System – Structural Change and Social Reproduction, 1870-1920, pp. 15-52.

Schwartzman, Simon et al. (2000), “A Reforma da Educação”, in Tempos de Capanema, Rio de Janeiro: Paz e Terra/Editora da FGV, pp. 189-220.

Vincent, Guy et al. (2001), “Sobre a história e a teoria da forma escolar”, Educação em Revista, 33: 07-47 [site]

Ramirez, Francisco O. e Boli, John (1987), “The Political Construction of Mass Schooling: European Origins and Worldwide Institutionalization”, Sociology of Education, 60 (01): 02-17. [Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2112615].

Bourdieu, Pierre e Boltanski, Luc [1975] (1998), “O diploma e o cargo: relações entre os sistema de produção e o sistema de reprodução”. In Nogueira e Catani (org.), Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes. 

Collins, Randall (1979), The Credential Society, New York: Academic Press. Capítulos 1 e 2

Becker, Gary (1994), Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. Chicago: University of Chicago Press. Caps. 1 e 2

Becker, Gary (1994), Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. Chicago: University of Chicago Press. Caps. 3 e 4

Teixeira, Anísio [1958] (1978) “A educação escolar no Brasil”, in Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice, “Educação e Sociedade”, São Paulo: Cia. Editora Nacional, pp. 388-413

Fernandes, Florestan [1960] (1978), “O dilema educacional brasileiro”, in Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice, “Educação e Sociedade”, São Paulo: Cia. Editora Nacional, pp. 414-441

Ringer, Fritz (1989), On segmentation in modern European educational systems: the case of French secondary education, 1865-1920, The Rise of the Modern Educational System – Structural Change and Social Reproduction, 1870-1920, pp. 53-87.

Souza, Jessé (2012), A construção social da subcidadania, Belo Horizonte: UFMG. 2a. ed. [Parte 3]

Almeida, Ana Maria F. (2009), “Sistema de ensino e desigualdade”. In Almeida, Ana Maria F. As escolas dos dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdade social, Belo Horizonte: Argvmentvm. [Disponível sob reserva na biblioteca da FE]

Almeida, Ana Maria F. e Ernica, Mauricio (2015), “Inclusão e segmentação social no ensino superior público no estado de São Paulo (1990-2012), Educação e Sociedade 36 (130): 63-83. [Disponível site SciELO]

Soares, José Francisco e Alves, Teresa (2003), “Desigualdades raciais no sistema de ensino brasileiro”, Educação e Pesquisa 29 (01): 147-165. [Disponível em http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S1517-97022003000100011&pid=S1517-
97022003000100011&pdf_path=ep/v29n1/a11v29n1.pdf&lang=pt]

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 26

Número de alunos matriculados: 25

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Graziela Serroni Perosa

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: