Unicamp Diretoria Acadêmica

SC424 - Tópicos de Ciências Sociais em Saúde - 2S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Esta disciplina tem objetivo de garantir à abordagem de outras temáticas que possam vir agregadas ao curso de acordo com temas e investigações desenvolvidas por professores e pesquisadores convidados.

Bibliografia:

ANTONOVSKY, Aaron: Studying health vs. Studying disease. Lecture at the Congress for Clinical Psychology and Psychotherapy, Berlin, 19 February 1990.

ASSIS, Machado. O caso da vara. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000219.pdf. Acesso em 09 Mar 2014.

BASSI, Francesca (2012). Revisitando os Tabus: as cautelas rituais do povo de santo. Revista Religião e sociedade, 32(2): p.170-192, 2012.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1991.

BRASIL. Ministério da Saúde. Promoção da saúde: Declaração de Alma-Ata, Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Santafé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília: PNUD/Ministério da Saúde, 2001.

CALLADO, Antonio. Assunção de Salviano. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

DALGALARRONDO, Paulo. Religião, psicopatologia & saúde mental. Editora Artmed, Porto Alegre, 2008.

LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. São Paulo: EDUSC, 2002.

LUZ, Madel Therezinha. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro, Campus, 1989.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MORIN, Edgar. O enigma do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

MOTA, Clarice Santos; TRAD, Leny Alves Bomfim. A gente vive pra Cuidar da População: Estratégias de Cuidado e Sentidos Para a Saúde, Doença e cura nos terreiros de Candomblé. Saúde e Sociedade.  São Paulo, v.20, n. 2, junho de 2011, p.325-337. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 Ago. 2013.

RIVERA, Francisco et al. Análisis del modelo salutogénico y del Sentido de Coherencia: retos y expansión de um enfoque positivo de la salud y el desarollo. In: Mariano HERNÁN; Antony MORGAN; Ángel Luis MENA (Eds.). Formación em salutogénesis y activos para La salud. Granada: Escuela Andaluza de Salud Pública: Springer Science+Business Media, 2010, p.27-45.

 

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 6

Turma: E Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 5

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Nelson Filice De Barros

Reservas:

Não possui reservas.

Turma: G Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 5

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 08:00 - 12:00

Docentes:

  • Nelson Filice De Barros

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00 G -
09:00 G -
10:00 G -
11:00 G -
12:00
13:00
14:00 E -
15:00 E -
16:00 E -
17:00 E -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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