Ementa:
Reflexão sobre o desenvolvimento curricular: dos documentos curriculares aos artefatos didáticos. Análise de documentos e propostas curriculares e de materiais didáticos impressos e digitais de língua portuguesa.
Bibliografia:
Bibliografia básica
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores. Tese de Livre-Docência em Educação. Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (Orgs.). Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
BARBOSA, J. P.; MOURA. E. Protótipos de ensino: do conceito ao design de sistema. In: BARBOSA, J. P.; ROCHA, C. H.; MOURA, E. Letramentos e linguagens em movimentos: Festschrift para Roxane Rojo. Campinas: Pontes: 2022.
CASALI, A. Saberes e procederes escolares: o singular, o parcial, o universal. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA I. C. A. (Orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p. 109-124.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Pedagogies for Digital Learning: From Transpositional Grammar to the Literacies of Education. In: SINDONI; M. G.; MOSCHINI, I. (Eds.). Multimodal Literacies Across Digital Learning Contexts. London: Routledge, 2021.
PACHECO, J. A. Currículo: Teoria e práxis. Porto, Porto Editora, 2001.
PIETRI, E. Os estudos da linguagem e o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (Orgs.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2012. p. 18-37.
REGUILLO, R. Culturas Juveniles: formas políticas del desencanto. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
ROJO, R. H. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo, SP: Parábola Ed., 2013. p. 163-195.
ROJO, R. H. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: por um Web-currículo. In: CORDEIRO, G. S.; BARROS, E. M. D.; GONÇALVES, A. V. (Orgs.). Letramentos, objetos e instrumento de ensino: Gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas: Editora Pontes, 2017.
MASSAROLO, J.; SANTAELLA, L.; NESTERIUK, S. Desafios da transmídia: Processos e poéticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2018.
YOUNG. M. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707. Acesso em: 11 abr. 2024.
Bibliografia adicional
BICHARA, S. Recursos digitais de Língua Portuguesa: análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2020.
CANCLINI, N. G. Creatividad y jóvenes: prácticas emergentes. In: CANGLINI, N. G.; URTEAGA, M. Cultura y desarrollo: una visión crítica desde los jóvenes. Buenos Aires: Paidós, 2012. p. 19-36.
CASALI, A. Ética e tecnologias no currículo: fundamentos para políticas e práticas. In: VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M.; COSTA J. W. Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. p. 279-296.
CASTILHO, C. Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos: gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2018.
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; TARTUCE, G. L. B. P. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 411-423, ago. 2004.
LOPES, L. P. M. O novo ethos dos letramentos digitais: Modos de construir sentidos, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (Orgs.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 204-229.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTAELLA, L.; NESTERIUK, S
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 45
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - CL13 | |||||
20:00 | A - CL13 | |||||
21:00 | A - CL13 | |||||
22:00 | A - CL13 | |||||
23:00 |