Ementa:
Princípios e práticas de produção de textos em gêneros acadêmicos-científicos da Linguística Aplicada, tais como: resumos, resenhas, artigos, papers, projetos de pesquisa, relatórios etc., exceto dissertação e tese. Compreensão do funcionamento de sistemas de avaliação às cegas e de classificação de periódicos, livros e eventos científicos. Estratégias para elaboração de propostas de financiamento a agências de fomento e para submissões a comitês de ética em pesquisa.
Bibliografia:
Bibliografia básica
ASSIS, J. A.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. Práticas discursivas em letramento acadêmico [recurso eletrônico]: questões em estudo. Vol. IV: efeitos da Covid-19 em práticas letradas acadêmicas. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2020 [e-book].
ÁVILA REYES, N.; NAVARRO, F.; TAPIA-LADINO, M. Identidad, voz y agencia: Claves para una enseñanza inclusiva de la escritura en la universidad. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 98, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4722. Acesso em: 10 abr. 2024.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 4ª Ed. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953/1979]. p. 261-306.
BARTON, D. Literacy: An Introduction to the Ecology of Written Language. London: Blackwell, 1994.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacy: Reading and Writing in One Community. London; New York: Routledge, 1998.
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação social. São Paulo: Cortez, 2005 [2004], p. 42-91.
BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ld/v15n1/1518-7632-ld-15-01-00061.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
BOOTH, V. Communicating in Science: Writing a Scientific Paper and Speaking at Scientific Meetings. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
DELCAMBRE, Isabelle. A utilidade do conceito de gênero nas pesquisas sobre letramentos acadêmicos. In: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; KOMESU, Fabiana (Orgs.). Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018. Disponível em: https://issuu.com/cespuc-centrodeestudosluso-afro-bra/docs/_vers_o_mais_recente__letramentos_e. Acesso em: 22 fev. 2021.
FIAD, R. S.; MIRANDA, F. D. S. S. Letramentos digitais e acadêmicos em contexto universitário: investigando práticas letradas de um curso de Letras de uma universidade pública. Revista Colineares, v. 1, n. 1, p. 31-50, 2014.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado em Linguística. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
HYLAND, K. Scientific Claims and Community Values: Articulating an Academic Culture. Language and Communication, v. 17, n. 1, p. 19-32, 1997.
LEA, M.; STREET, B. O modelo de “Letramentos Acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Adriana Fischer e Fabiana Cristina Komesu. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014 [2006]. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/fl p/article/view/79407. Acesso em: 10 abr. 2024.
LEA, M.; STREET, B. Student Writing in Higher Education: An Academic Literacies Approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 10 abr. 2024.
LILLIS, T. Ethnography as Method, Methodology, and “Deep Theorizing”: Closing the Gap Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25, n. 3, p. 353-388, 2008.
MARINKOVICH, J. et al. Academic Literacy and Genres in University Learning Communities. Ilha do Desterro, v. 69, n. 3, p. 095-113, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309407058_Academic_Literacy_and_Ge
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 19
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL14 | |||||
15:00 | A - CL14 | |||||
16:00 | A - CL14 | |||||
17:00 | A - CL14 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |