Ementa:
Abordagem histórica das pesquisas em Saúde e em Enfermagem. Estudo das principais correntes teórico-metodológicas que constituem as abordagens qualitativas de pesquisa, suas técnicas de coleta de dados e análise de dados, a fim de subsidiar a elaboração e implementação de pesquisa em saúde.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA
1. Almeida IS, Crivaro ET, Salimena AMO, Souza IEO. O caminhar da enfermagem em
fenomenologia: revisitando a produção acadêmica. Rev eletrônica enferm. [on-line]
2009 [Acesso em 26 fev 2012]; 11(3):695-9. Disponível em: http:www.
fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a30.htm.
2. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2009.
3. Bicudo MAV, Espósito VHC (Orgs.) Joel Martins: um seminário avançado em
fenomenologia. São Paulo:EDUC; 1997.
4. Bogdan RC, Biklen SK. Investigação qualitativa em educação: uma introdução
qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto; 2006.
5. Campos CJG. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados
qualitativos no campo da saúde. Rev. bras. enferm. 2004;57(5):611-4.
6. Carvalho AS. Metodologia da entrevista: uma abordagem fenomenológica. São
Paulo: Agir;1991.
7. Dartigues A. O que é Fenomenologia? Rio de Janeiro: Eldorado; 1973.
8. Denzin NK, Lincoln YS (Eds). The handbook of qualitative research. Thousand Oaks:
Sage Publications; 2011.
9. Fontanella BJB, Campos CJG, Turato ER. Data collection in clinical-qualitative
research: use of non-directed interviews with open-ended questions by health
professionals. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2006;14(5):812-20.
10. Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas
qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública 2008; 24(1): 17-27.
11. Franco MLPB. Análise de conteúdo. Brasília:Liber Livro; 2008. (Série Pesquisa,
v.6).
12. Martins J, Bicudo MAV. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e
recursos básicos. São Paulo:Moraes;2004.
13. Matheus MCC, Fustinoni SM. Pesquisa qualitativa em enfermagem. São
Paulo:LMP; 2006.
14. Melo LL, Valle ERM. A brinquedoteca como possibilidade para desvelar o cotidiano
da criança com câncer em tratamento ambulatorial. Rev Esc Enferm USP 2010;
44(2):517-25.
15. Merighi MAB, Praça NS. Abordagem teórico-metodológicas: a vivência da mulher
no período reprodutivo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan;2003.
16. Moreno RLR, Bessa MSJ, Garcia MLP. Fenomenologia - fenômeno situado: opção
metodológica para investigar o humano na área da saúde Esc Anna Nery Rev Enferm.
2004;8(3):348-53.
17. Morse JM, Field PA. Qualitative research methods for health professionals.
Thousands Oaks: Sage Publications; 1995.
18. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem:
métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed;2004.
19. Pope C, Mays N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre:Artmed;
2009.
20. Saviane D. O protagonismo do professor Joel Martins na educação. Rev bras educ.
2005;(30):21-35.
21. Silva JMO, Lopes RLM, Diniz MNF. Fenomenologia. Rev bras enferm. 2008;
61(2):254-7.
- 5 -
22. Terra MG, Silva LC, Camponogara S, Santos EKA, Souza AIJ, Erdmann AL. Na
trilha da fenomenologia: um caminho para a pesquisa em enfermagem. Texto
Contexto Enferm 2006; 15(4):672-8.
23. Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições,
diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública 2005;39(3):507-14.
24. Turato ER. Polêmicas reais e falsas na relação conceitual entre metodologias
quantitativas e qualitativas aplicadas ao campo da saúde. Cad.Bras.Saúde Mental,
2009;1(1):1-5.
VII – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. Barros NF, Cecatti JG, Turato ER (Org.). Pesquisa qualitativa em saúde: múltiplos
olhares. Campinas: Komedi, 2005.
2. Campos CJG, Turato ER. Content analysis in studies using the clinical-qualitative
method: application and perspectives. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2009;17(2):
259-64.
3. Castro DSP, Pokladek DD, Ázar FP, Piccino JD, Josgrilberg RS. Existência e saúde.
São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo; 2000.
4. Castro DSP, Ázar FP, Piccino JD, Josgrilberg RS. Fenomenologia e análise do existir.
São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo; 2002.
5. Critelli DM. Analít
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 2
Número de alunos matriculados: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 2
Número de alunos matriculados: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 2
Número de alunos matriculados: 2
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 2
Número de alunos matriculados: 2
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - C - D - | |||||
15:00 | A - C - D - | |||||
16:00 | A - C - D - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |