Unicamp Diretoria Acadêmica

FE008 - Fundamentos Históricos da Educação - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo dos fundamentos históricos (econômicos, sociais, políticos e ideológicos) do pensamento e da prática educacional.

Bibliografia:

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 4. ed. rev. amp. Brasília: Ed. UnB, 1963.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, Brasília: EdUnB, 1987.

BARREIRA, Luiz Carlos. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira: 1971-1988. Campinas, SP: Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da UNICAMP, 1995. 

BLOCH, Marc. Introdução à história. 6. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1993(?).

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Schwarcz, 1992.

BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BUFFA, Ester. Contribuição da história para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. Em aberto, n. 47, jul-set. 1990, p. 13-19.

BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1992.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma introdução à história. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CARDOSO, Ciro Flamarion, BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CASTANHO, Sérgio. Ainda avaliar? In: CASTANHO, Sérgio, CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000 (prelo).

__________. Nasce a nação: Roland Corbisier, o nacionalismo e a teoria da cultura brasileira. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP (tese de doutorado), 1993.

__________. Política cultural:  reflexão sobre a separação entre a educação e a cultura no Brasil. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP (dissertação de mestrado), 1987.

__________. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, Ilma P. A., CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CATANI, Denice B. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, Eliane M. T. et al. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 585-599.

COSTA, Cruz. Contribuição à história das idéias no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CUBAN, Larry. Como os professores ensinavam: 1890-1980. Teoria & Educação, n. 6, p. 115-127, 1992.

CUCUZZA, Héctor Rubén. História de la educación en debate. Buenos Aires: Miño y Dávila, 1996.

CUNHA, Luiz Antonio. Diretrizes para o estudo histórico do ensino superior no Brasil. Em Aberto, n. 23, p. 7-26, set-out.1984.

___________.Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane M. T. et al. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 151-204.

___________.  A universidade temporã. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição. São Paulo: Cortez, 1985.

________. Ideologia e educação brasileira: cat&oac

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 30

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Fabiana De Cassia Rodrigues

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: