Unicamp Diretoria Acadêmica

ED112 - Metodologia de Pesquisa Qualitativa - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo dos processos de investigação em Educação e áreas afins, enfatizando seus fundamentos teórico-metodológicos. Análise de projetos e pesquisas de abordagens qualitativas.

Bibliografia:

ANDERY, M. et.al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica, SP. EDUC. 1996.

ANDRÉ, A. D. M. E. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n, 45, p.66.71, 1993.

ARANHA. C.S.G. A arte visual na sala de aula. São Paulo, 1981 (Tese de Doutorado – PUC/SP)

ARENDT, Hannah, A Condição Humana, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

ASWORTH, P. Giorgi, A. KONING, A. I.J. Qualitative Research in Psychology, Pittsburgh: Duquesne University Press, 1986

BLEGER, J. Temas de Psicologia – entrevista e grupos, SP, EPU, 1984.

BICUDO Maria Ap. V. Notas sobre o seminário realizado pelo Professor Dr. Amedeo Giorgi em 19/06/88 in: Caderno n, 1, Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, São Paulo, 1991.

BICUDO Maria Ap. V. A hermenêutica e o fazer do professor de matemática. Caderno n, 3, Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1993.

BICUDO Maria Ap. V. & ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha, Pesquisa Qualitativa em Educação, Piracicaba, Editora UNIMEP, Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos 1994.

BOGDAN, Robert e BIKLEN Sarem, Investigação qualitativa em educação: Introdução à teoria e aos métodos, Editora Porto, Porto Ltda, 1994.

BRANDÃO, Carlos (org) Repensando a pesquisa participante, São Paulo, Brasiliense, 1984.

CAPELLETI, I.F. BORGES, W.R. Pesquisa Qualitativa em Avaliação de Currículo: Dificuldades e Tentativas de Superação, Cadernos III da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1993.

CARDOSO, Ruth, Aventuras de Antropólogos em Campo ou como escapar das armadilhas do método, a aventura antropológica (org) Ruth Cardoso, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986 p. 95-105.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências Humanas e Sociais, SP, Atlas, 1992.

CIRIGLIANO, G.D.F. Fenomenologia da Educação, Petrópolis, Editora Vozes, 1976.

DARTIGUES, A. O que é a fenomenologia? SP, Atlas, 1992.

DEMO, P.,  Avaliação Qualitativa, São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1987.

DEMO, P.,  Metodologia científica em Ciências Sociais, São Paulo Atlas, 1981.

DEMO, P.,  Pesquisa – Princípio Científico e Educativo, SP, Cortez & Autores Associados,1990.

DEMO, P.,  Educar pela pesquisa, SP, Cortez & Autores Associados, 1996.

D´OLIVEIRA, M.M.H. Ciência e pesquisa em Psicologia, SP, EDUC, 1984.

ECO, Umberto, Como se faz uma tese. Trad, de Gilson César Cardoso de Souza, 3ª Edição, São Paulo, Perspectiva, 1986.

ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha, A Escola: Um enfoque fenomenológico, São Paulo, Escuta/Pletos, 1993.

ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha,  Hermenêutica. Estudo Introdutório, Caderno n,1, Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1991.

FAZENDA, Ivani C. A. (Org.) Metodologia da Pesquisa Educacional, Cortez Editora, 1989.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, SP, Atlas, 1995.

GIORGI, A. Status of qualitative research in the human sciences: a limited interdisciplinary and international perspective. A journal for Human Science: methods, San Francisco: Say brook Publishers, v. 1, n, 1. P.26-62, 1986.

GOODE , W.J. & HATT, P.K Métodos em Pesquisa Social, Companhia Editora Nacional, 2da. Edição,São Paulo, SP 1968.

HAGUETTE, T.M.F. Metodologia Quantitativa na Sociologia, Petrópolis, Vozes, 1992.

HELLER, Agnes, O cotidiano e a história, Rio de Janeiro, Paz e terra, 1985.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 24

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Jose Roberto Montes Heloani

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: