Unicamp Diretoria Acadêmica

TG615 - Cientometria - 1S/2021 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Objetivos:

Geral:

Conhecer a representação dos fatores de impacto, com enfoque no fator H e sua implicação para a visibilidade da pesquisa assim como otimizar a busca bibliográfica de material para maximizar as chances de publicação em uma revista de maior impacto.

Específicos:

a) Conduzir pesquisas bibliográficas por assunto, usando de forma eficiente o vocabulário controlado e descritores (palavras-chave), aspectos/qualificadores e grupos limites de assunto;

b) Conhecer as principais bases de dados on line e a interface de utilização dos mesmos

c) Calcular o seu fator de impacto via ISI e Google Scholar, confeccionar o seu ResearchID, e aprender como se calcula o fator de impacto de um periódico.

Justificativa:

Atualmente as principais instituições de ensino superior (IES) brasileiras dispõem de acesso às bases de dados mais conceituadas, no entanto, muitos pesquisadores das IES não conseguem manter um nível quantitativo e qualitativo adequado de publicações. Umas das dificuldades da publicação de artigos é a escolha inadequada das referencias que irão constitui-lo, e frequentemente, isso ocorre por uso incorreto das ferramentas de busca de bancos bibliográficos disponíveis. Outra dificuldade é a escolha do periódico no qual se deve publicar o paper. A escolha do períodico para um artigo preparado é um equilíbrio entre visibilidade da pesquisa e a adequação do mesmo no seguimento da lista de períodicos recomendados pelo Programa de Pós-Graduação (caso o trabalho esteja vinculado ao programa).  Ademais, a falta de conhecimento sobre quais referências que devem ser incorporadas no artigo reduz a chance do autor conseguir publicação em uma revista de qualidade para a avaliação das IES. Esta disciplina visa ajudar o pós-graduando a realizar buscas mais eficazes para confeccionar seu artigo e a escolher um periódico baseado no impacto que ele irá causar na visibilidade do seu trabalho.

Bibliografia:

1 – Newman ME. Coauthorship networks and patterns of scientific collaboration. Proc Natl Acad Sci USA 2004;101(S1):5200-5. 2 – Sahu DR, Ramakantan R, Bavdekar SB. The art and Science of web-based literature search: the MEDLINE. J Postgrad Med 2000;46(2):123-8. 3 – Adler-Collins JK. Plagiarism or differing ways of representing knowledge ? Int Nurs Rev 2011;58(4):403. 4 – Dickinson JE. Methods to counter scientific misconduct in medical journals: text-matching software programs. Aust N Z J Obstet Gynaecol 2011;51(4):287-8. 5 – Universidade Federal de São Paulo. Curso de Pesquisa Bibliográfica no PubMed – Apostila. 2011, 64p. 6 – Ng KH, Peh WC. Getting to know jornal bibliographic databases. Singapore Med J 2010:51(10):757-60. 7 – Bruining N, Cummins P, Serruys PW. Impact factors: scientific and career assessment by numbers. Eurointervention 2011;7(1):143-7. 8 – Rocha-e-Silva M. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics 2009;64(1):1-4. 9 – Pellizzon RF. Pesquisa na área da saúde: 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Acta Cir Bras 2004;19(2):153-63. 10 – Pellizzon RF. Pesquisa na área da saúde: seleção das principais fontes para acesso à literatura científica. Acta Cir Bras 2003;18(6):493-6. 11 – Macedo ND. Iniciação à pesquisa bibliográfica. 1995. Ed. Loyola, 1a ed. 69 p. 12 – Spink A, Wolfram D, Jansen MB, Saracevic. Searching the web: the public and their queries. Journal of the American Society for Information Science and Technology 2001;52(3):226-34. 13 – Andrade JM. Para ampliar a divulgação da produção científica nacional em Ginecologia e Obstetrícia. Rev Bras Ginecol Obstet 2011; 33(2):63-4. 14 – Volpato ES. Pesquisa bibliográfica em ciências biomédicas. J Pneumologia 2000;26(2):77-80. 15 – Fernandes R. Da evidência à prática: Uptodate. Acta Pediatr Port 2009;40(1):44-5. 16 – Mesquita R, Brambilla S, Laipelt RC, Maia MF, Vanz S, Caregnato SE. Elaboração e aplicação de instrumentos para avaliação da base de dados Scopus. Perspect Ciênc Inf 2006;11(2):187-2005. <Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n2/v11n2a04.pdf> 17 – Targino MG, Garcia JC. Ciência brasileira na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI). Ci Inf 2000;29(1):103-17. <Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a11.pdf> 18 – Garfield E. Citation analysis as a tool in journal evaluation: journals can be ranked by frequency and impact of citations for science policy studies. Science 1972;178(4060):471-9. 19 – Packer AL. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ci Inf 1998;27(2):109-21. <Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/2729802.pdf> 20 – Jacsó P. Google Scholar: the pros and the cons. Online Information Review 2005;29(2):208-14. 21 – Universidade de São Paulo. Agência USP de Inovação - Patentes. <Disponível em: http://www.inovacao.usp.br>. Acesso em: 30 mar 2012. 22 – Biblioteca Virtual em Saúde – Tutorial de Pesquisa Bibliográfica/BIREME. São Paulo: BIREME, 2009, 36p. <Disponível em: http://cvirtual-usuariobvs.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1>. Acesso em: 30 mar 2012. 23 – Soares GAD. O portal de períodicos da Capes: dados e pensamentos. Rev Bras Posgrad 2004;1:10-25. 24 – Hirsch JE. An index to quantify an individual’s scientific research output. PNAS 2005;102(46):16569-72. 25 – Falagas ME, Kouranos VD, Arencibia-Jorge R, Karageorgopoulos DE. Comparison of SCImago journal rank indicator with journal impact factor. The FASEB Journal 2008;22:2623-8.

Ano de Catálogo: 2021

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 10

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 10:00 - 12:00

Docentes:

  • Jose Guilherme Cecatti
  • Luiz Gustavo Oliveira Brito
  • Maria Laura Costa Do Nascimento
  • Renato Teixeira Souza

Reservas:

  • 91 - Tocoginecologia -

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: