Ementa:
O objetivo desta Disciplina é ensinar o aluno a escrever um protocolo de pesquisa científica. Durante o curso se identifica e discute o problema e a pergunta a ser respondida com o estudo. Os seguintes itens do protocolo são abordados: introdução, justificativa; objetivos; hipóteses; sujeitos e métodos; controle de qualidade; apresentação dos dados; processamento e análise dos dados (instrumentos de coletas de dados, cronograma, orçamento, etc). Aspectos éticos. Noções básicas de pesquisa qualitativa. Revisão bibliográfica; Há aulas teóricas e práticas.
Bibliografia:
1-Stephen B Hulley, Steven R Cummings, Warren S.Browner, Deborah G Brady e Thomas B Newman. Delineando a pesquisa clínica. 4a edição. Porto Alegre: Artmed; 2015. 2-Fletcher, Grant - Fletcher, Robert H. - Fletcher, Suzanne W. Epidemiologia Clínica - Elementos Essenciais - 5ª Ed. 2014: Artmed 3-Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Julian P T Higgins. James Thomas. Second edition. Wiley 4-Trisha M Greenhalgh, John Bidewell, Elaine Crisp, Amanda Lambros, Jane Warlan. Understanding research methods for evidence-based practice in health. Second edition. Wiley. 5- Ellen Hardy. Instruções para escrever um projeto de pesquisa. 6- WHO. A Practical Guide for Health Researchers. WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series 30. 7- Clark OAC, Castro AA.. A pesquisa. Pesqui Odontol Bras 2003; 17 (Supl. 1):67-9 8- Booth WC, Colomb GG, Williams JM. Parte I. Pesquisa, pesquisadores e leitores. A arte da pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2000 9- Wingo PA, Higgins JE, Rubin GL, Zahniser SC. Identificación y definición del problema. Epidemiologia aplicada a la salud reproductuva. Genebra: CDC/FHI/OMS; 1996 10- Booth WC, Colomb Gg, Williams JM. Capítulos: 1 Pensar por escrito: os usos público e privado da pesquisa. 3 De tópicos a perguntas. 4 De perguntas a problemas. A arte da pesquisa. 1ª ed. São Paulo, Martins Fontes; 2000 11- Locke LF, Spirduso WW, Silverman SJ. Proposals that work; a guide for planning dissertations and grant proposals. 3ª ed. Newbury Park: Sage Publications; 1993. p. 18-20 12- Smith ML. Sobre ser um cientista autêntico. Jrb 14(2):1-4, 1992 (The Hasting Center) 13- Booth WC, Colomb GG, Williams JM. Capítulos: 5 De perguntas a fontes de informações. 6 Usando fontes de informações. 15 Introduções. A arte da pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes: 2000. 14- Hardy E. Instruções para escrever um projeto de pesquisa. Campinas: CEMICAMP; 2002. p. 20-21. ** 15- San Francisco Edit. Ten steps to writing an effective introduction. (acesso em 25 de out 2006) Disponível em: URL:http://www.sfedit.net 16- FCM/Unicamp. 2 Normatização e padronização de referências bibliográficas. 3 Normatização e padronização das citações bibliográficas. In: Normas, procedimentos e orientações para publicação de dissertações e teses da Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas; 2005 17- Varkevisser CM, Pathmanatham I, Brownlee A. Designing and conducting health systems research projects: Vol 1. Módulo 6; 2003 (acesso em 0-9 jan. 2007). Disponível em: URL: http://www.idrc.ca/en/ev-33011-201-1-DOTOPIC.html
Ano de Catálogo: 2021
Créditos: 8
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Número mínimo de alunos: 3
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Idioma de oferecimento: Português
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